FESTIVAL DE CINEMA: Mostra infantil leva diversão e conhecimento para escolas de Gramado

Com olhares atentos e curiosos, estudantes de Gramado também puderam vivenciar este período do Festival de Cinema de uma maneira bem divertida. Uma mostra paralela infantil transformou o cenário de seis escolas municipais para que a criançada pudesse apreciar um bom filme – com direito a telão e até pipoca.

LEIA TAMBÉM: Mostra paralela com três filmes gaúchos pode ser assistida on-line

Festival de Cinema leva sessões infantis a escolas de Gramado



Festival de Cinema leva sessões infantis a escolas de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O projeto, que ocorre até esta sexta-feira, dia 16, tem como temática sustentabilidade e meio ambiente. As sessões apresentam um curta e um longa-metragem cada, proporcionando momentos de aventura e também de ensinamentos. Ao todo, 1.050 jovens devem ser impactados pela iniciativa na cidade.

CONFIRA: Cadelinha Texas faz sucesso no tapete vermelho com equipe de Barba Ensopada de Sangue

A mostra é oferecida pela Petrobras e tem parceria com o Ecocinema, que exibe filmes em espaços públicos, com o objetivo de democratizar o acesso à sétima arte. Toda a estrutura é levada aos locais em unidades móveis, chamadas de “naves solares”, que são alimentadas por energia solar fotovoltaica.

Sessões serão realizadas em seis escolas municipais



Sessões serão realizadas em seis escolas municipais

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Na manhã gelada da terça-feira, dia 13, a “nave solar” estacionou na escola Nossa Senhora de Fátima, na Vila do Sol. O curta exibido foi “O dia da inauguração do mundo”, de Camila Galarza e Ricardo G. Mendes. Logo depois, foi a vez do longa Perlimps, de Alê Abreu.

Para a professora de Ciências, Clarissa de Azevedo, atividades fora da sala de aula proporcionam novas experiências aos alunos, que têm contato com os conteúdos de outras maneiras. Sustentabilidade e ecologia já são assuntos tratados de forma corriqueira e que serão ampliados, a partir das discussões sobre os filmes. 

VENCEDORES: Filme que mostra como é a vida nas margens do Rio Uruguai é o melhor curta gaúcho desta edição; veja os premiados

Projeto alinhado com a ONU

Janice Morais



Janice Morais

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O projeto iniciou no Uruguai e hoje atua em outros oito países, incluindo o Brasil. Lançado nacionalmente em 2014, em Gramado, a responsável pela franquia é Janice Morais. “Como temos autonomia de energia, fazemos sessões em qualquer lugar. Já levamos o cinema para um vilarejo no Atacama, uma vila de pescadores em Rio Grande. O nosso objetivo é levar cinema para quem não tem acesso”, relata.

“É muito satisfatório realizar o projeto nas escolas, ver os olhos das crianças assistindo aos filmes, consumindo aquela informação. Para mim, esse é o papel do cinema, levar informação e conhecimento”, destaca, enfatizando que, desde 2020, o projeto está alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

VEJA: Moradoras de Gramado escrevem livros infantis sobre perseverança e biodiversidade

Além da Nossa Senhora de Fátima, também receberam sessões as escolas Mosés Bezzi, Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas.



Adicionar aos favoritos o Link permanente.