CEO da Epic Games revela que acordo de exclusividade não é um bom investimento

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, afirmou que os acordos feitos para trazer exclusividade de games para sua plataforma não obtém bons resultados no geral. Para o executivo, poucos trouxeram um saldo positivo para a empresa e para as produtoras.

Sweeney afirma que este tipo de contrato não é mais tão agradável quanto parecia inicialmente, preferindo se focar em trazer títulos gratuitos para atrair o público do que jogos que estarão disponíveis apenas em sua plataforma.

Nós gastamos muito dinheiro em exclusivos. Poucos deles se saíram extremamente bem. Muitos deles não foram um bom investimento, mas o programa de jogos grátis tem sido mágico

Tim Sweeney

Epic Games Store deve dar quatro Triplos-As a partir desta quinta [RUMOR]
Divulgação/Epic Games

Em 2021, no meio da disputa entre a Epic Games e a Apple, foi divulgado que a empresa perdeu mais de $300 milhões em acordos de exclusividade – obrigando a corporação a desacelerar neste trajeto, apesar de não terem abandonado a estratégia por completo.

Agora a empresa só traz exclusivos se forem financiados através de seu serviço como produtora, algo que começou a executar de 2020 em diante. Alan Wake 2 da Remedy Entertainment, por exemplo, é um destes títulos que auxiliaram na produção e distribuição.

Veja mais:

A Epic Games reduz exclusividade

Apesar de reduzir seu ritmo com exclusividade de jogos, a Epic Games não deixará de investir em trazer títulos gratuitos ao público. Para eles, a ação é bem lucrativa.

Dar jogos grátis parece contraintuitivo como estratégia, mas empresas gastam muito dinheiro buscando público para seus games. Por uma média de 25% do valor de custo para buscar jogadores através de ads no Facebook ou Google, nós podemos pagar ao desenvolvedor uma quantia pelo direito de distribuir ele aos nossos usuários e trazer novos usuários para a Epic Games Store em uma taxa muito econômica

Tim Sweeney

The Callisto Protocol: DLC com capítulo final chega no final de junho
Divulgação/Krafton

O executivo também enxerga vantagens para os desenvolvedores que fecham acordo com a Epic Games para liberar seus jogos de forma gratuita na plataforma.

Vocês podem pensar que isto acaba impactando no prospecto de vendas dos jogos na plataforma, mas os desenvolvedores que disponibilizam seus jogos gratuitamente na verdade veem um aumento de vendas nos demais títulos pagos da loja, só pela razão dos grátis aumentarem sua visibilidade. E é por isto que alguns desenvolvedores, quando estão prestes a realizar um novo lançamento, vêm até nós querendo trabalhar com a distribuição temporária de um jogo de forma gratuita, levando a mais atenção para sua próxima experiência. Isto tem sido incrível

Tim Sweeney

Fonte: PCGamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.