Monossílaba estranha é a palavra mais compreendida universalmente

Uma pesquisa conduzida pelo Max Planck Institute for Psycholinguistics, da Holanda, revelou que a expressão “huh?” pode ser a palavra mais compreendida universalmente do mundo. Publicado na revista científica PLOS ONE, o estudo analisou como essa pequena palavra é usada em diferentes idiomas.

Apesar das diferenças entre línguas ao redor do mundo, onde palavras raramente compartilham sons semelhantes sem uma origem comum, “huh?” se destaca como uma exceção. Segundo os linguistas, a palavra mais compreendida universalmente aparece com a mesma função — como um sinal para pedir esclarecimentos em uma conversa — em praticamente todas as línguas estudadas.

Parece ser uma resposta quase natural do ser humano falar “huh?” após não entender o que o interlocutor disse. A equipe analisou 31 idiomas, com foco mais detalhado em 10 línguas de cinco continentes, e descobriu que “huh?” mantém uma estrutura simples e universal.

Em todos os casos, trata-se de um monossílabo com características como uma vogal central frontal baixa não arredondada, entonação questionadora e, no máximo, uma consoante inicial. Embora existam pequenas variações no som, a palavra apresenta similaridades entre culturas.

Mas porque uma palavra é compreendida universalmente?

Os pesquisadores sugerem que essa semelhança não é uma coincidência. Eles explicam que, em qualquer conversa, é comum que uma pessoa não ouça ou não compreenda o que foi dito.

Para resolver esse problema, a linguagem precisou evoluir de maneira convergente, criando um sinal curto, eficiente e universal. Assim, “huh?” funciona como um pedido de reparo na interação verbal.

Além disso, a hipótese de que “huh?” seria apenas um som inato, como um grunhido humano natural, foi descartada. Dessa forma, a equipe argumenta que, se fosse o caso, esse som apareceria antes mesmo do aprendizado linguístico na infância, o que não ocorre.

Em vez disso, “huh?” é adquirido durante o desenvolvimento da linguagem, reforçando a ideia de que sua universalidade está ligada às necessidades da interação humana.

The post Monossílaba estranha é a palavra mais compreendida universalmente appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.