Clima: verão de 2025 pode quebrar recorde de calor no Brasil

É bom se precaver. A previsão do tempo para 2025 indica que o Brasil terá um verão com altas temperaturas, que pode ser um dos mais quentes – ou o mais quente – da história.

Em outubro, a previsão do tempo para 2025 indicava que, além das mudanças climáticas, o aquecimento do Atlântico Norte e a possível influência do La Niña, fariam o Brasil arder.

No entanto, a última previsão subsazonal do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), publicada no último dia 27 de novembro, revela um cenário diferente para o clima de 2025 no Brasil. Pelos dados obtidos via satélite, a previsão do tempo para 2025 mostra que o Brasil terá um clima instável.

Um dos motivos é a ausência do El Niño, fenômeno responsável pelas altas temperaturas nos primeiros meses do ano. Por isso, apesar de quente, o verão de 2025 terá intensas variações de temperaturas, além da possibilidade de fortes chuvas.

Ondas de calor e chuvas no início de 2025

No dia 14 de novembro, o Centro de Previsão do Tempo da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) revelou que o fenômeno La Niña deve ocorrer em dezembro de 2024. As chances são de 57% e o fenômeno deve durar entre janeiro e março de 2025, quando ocorre o verão no Brasil.

Modelo de previsão do tempo para 2025 mostra altas temperaturas na maior parte do Brasil entre janeiro e março. Imagem: IRI/Divulgação

Desse modo, a previsão do tempo para o início de 2025 indica chances acima da média de chuva no norte do Brasil no primeiro trimestre. Essas probabilidades diminuem entre fevereiro e abril e março e maio de 2025.

Período entre fevereiro e abril. Imagem: ICI/Divulgação

No entanto, 2025 também será um ano de seca no Brasil, segundo a previsão do NOAA. Aliás, a seca afetará, novamente, a região sudeste do Brasil.

Em suma, a chegada do La Niña com o aquecimento do Atlântico Norte contribuem para um verão de calor extremo em 2025, com temperaturas recordes no Brasil.

“O próximo verão não será tão quente como o último, que bateu recordes de calor. Haverá alguns picos de temperaturas altas, mas depois elas diminuirão, com variações mais frequentes. As chuvas também terão maior oscilação e há a expectativa de longos períodos chuvosos ao longo do verão”, afirma Ana Clara Marques, do Climatempo.

Previsão do tempo em cada região do Brasil em 2025:

  • Sudeste: Mais dias chuvosos e menos dias de sol, com sensação de abafamento (mormaço).
  • Sul: Chuvas irregulares e menos frequentes, com chances de ondas de calor, sobretudo nas capitais.
  • Norte: As chuvas que já começaram em 2024 devem ficar mais fortes Nordeste: O clima será mais seco, com chuvas atrasadas.
  • Centro-Oeste: Mais dias com temperaturas amenas, céu nublado e períodos de chuva forte com temperaturas baixas, o que pode afetar a agricultura.
Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Clima: verão de 2025 pode quebrar recorde de calor no Brasil appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.