Hábito inocente pode colocar um bebê recém-nascido em risco

Beijar um bebê pode parecer uma demonstração de carinho, mas – na verdade – é perigoso. Isso porque o sistema imunológico dos recém-nascidos é imaturo, o que os deixa mais vulneráveis a infecções e doenças que podem ser transmitidas pelo contato direto, como o beijo.

Por essa razão, os especialistas em saúde recomendam evitar beijar recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.

Quais infecções podem ser transmitidas ao bebê pelo beijo

  • Herpes labial (HSV-1): o vírus do herpes simples pode ser transmitido pelo beijo, mesmo quando a pessoa infectada não apresenta lesões visíveis. Em bebês, esse vírus pode causar complicações graves, como encefalite e até ser fatal.
  • Infecções respiratórias: vírus como o da gripe, resfriado ou o sincicial respiratório (VSR) podem ser transmitidos facilmente pelo beijo. Em recém-nascidos, essas infecções podem evoluir para problemas respiratórios graves, como bronquiolite.
  • Mononucleose: conhecida como a “doença do beijo”, é causada pelo vírus Epstein-Barr. Em bebês, pode ser mais severa devido à fragilidade do sistema imunológico.
  • Infecções por bactérias: algumas bactérias presentes na boca podem ser transmitidas ao bebê, levando a infecções na pele ou outras complicações.
Beijar um bebê pode expô-lo a germes e vírus que podem ser perigosos para seu sistema imunológico ainda em desenvolvimento

Como proteger um recém-nascido?

Para proteger a saúde do bebê, é recomendável que as pessoas evitem beijar o rosto, as mãos e os pés de um recém-nascido. Em vez disso, os pais e cuidadores devem priorizar a higiene, lavando as mãos antes de manusear o bebê, e garantindo que os visitantes façam o mesmo.

Também é fundamental garantir que pessoas com sinais de resfriado, gripe ou qualquer outra doença contagiosa evitem entrar em contato com o bebê.

Manter um ambiente limpo e higienizado ao redor do recém-nascido, além de seguir as práticas recomendadas de cuidados com o bebê, pode ajudar a proteger sua saúde e bem-estar nos primeiros meses de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.