Novo Hamburgo e São Leopoldo recebem verba do Estado para enfrentar aumento da população de rua após enchentes

Dez cidades gaúchas que possuem Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP) receberam, na última segunda-feira (30), repasses do governo do Estado para enfrentarem o aumento da população de rua ocorrido após as enchentes de maio de 2024. Entre os municípios, estão Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Centro POP de Novo Hamburgo | abc+



Centro POP de Novo Hamburgo

Foto: Susi Mello/GEs-Especial

Cachoeirinha, Caxias do Sul, Gravataí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Viamão também receberam a verba. Os municípios selecionados apresentam 64% do índice de pessoas em situação de rua no território gaúcho. 

Ao todo, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) repassou R$ 3.576.970,08. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) e fazem parte da Sobra da Partilha do Cofinanciamento Estadual do Piso Gaúcho Regular do exercício 2024, somados a outros recursos remanejados do Tesouro estadual, conforme Portaria 195/2024.

LEIA TAMBÉM: Vai se aposentar? Entenda as regras que mudam em 2025

O objetivo da medida é melhorar o atendimento da população em situação de rua, que cresceu após as enchentes enfrentadas pelo Estado no último ano. De acordo com dados do Cadastro Único, entre abril e agosto do ano passado, houve um aumento de 5,3%, totalizando 13.517 pessoas em situação de rua.

Os recursos deverão ser destinados para ações de acolhimento, assistência social e reintegração familiar.

Os Centros POP promovem atendimento social e oferecem aos usuários alternativas de enfrentamento da situação de rua.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.