TRENSURB: Saiba o que causou paralisação parcial nesta quinta-feira

Quem precisou utilizar os serviços da Trensurb no início da manhã desta quinta-feira (2) se deparou com dificuldades para chegar ao Centro de Porto Alegre. As chuvas que atingiram a região metropolitana durante a quarta-feira (1º) levaram ao alagamento de parte da via férrea, impedindo viagens às estações São Pedro, Rodoviária e Mercado.

Falha nas bombas gerenciadas pela prefeitura causou alagamento na via férrea do Trensurb | abc+



Falha nas bombas gerenciadas pela prefeitura causou alagamento na via férrea do Trensurb

Foto: Kauê Menezes/Trensurb/Arquivo

Pouco antes das 10 horas, a operação foi normalizada, e de acordo com a Trensurb, a casa de bombas da bacia ferroviária funcionou normalmente. Porém, o problema aconteceu devido a falha nas bombas de Porto Alegre.

“A casa de bombas da empresa foi projetada para escoar apenas a água da via por onde circulam os trens e quando há grande volume de chuva e o sistema de drenagem do município deixa de funcionar adequadamente, como ocorreu na última noite, toda a água dos bairros adjacentes acaba escoando para a área da Trensurb, resultando no alagamento da via e na interrupção do funcionamento dos trens no trecho”, explicou a empresa em nota.

Nesta quinta, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou que 10 das 24 casas de bombas que atendem a cidade ficaram sem luz durante o temporal. Sete das casas possuem geradores de energia, mas de acordo com o diretor-geral do Dmae, Bruno Vanuzzi, em entrevista à Rádio Gaúcha, os mesmos não foram ligados.

De acordo com ele, isso aconteceu porque os funcionários não passaram por treinamento para operar os equipamentos de forma manual, o que foi necessário pois o acionamento automático não foi instalado em todas as casas de bomba. A falta de luz impediu, inclusive, que o prefeito reeleito da Capital, desse posse aos novos secretários, inclusive o próprio Vanuzzi.

Além do problema com as bombas, a Estação Farrapos também chegou a ficar sem energia elétrica, e em razão disso foi utilizado grupo gerador diesel para alimentação de energia da estação até a manhã de quinta.

Reconstrução

Nas enchentes de maio de 2024 a infraestrutura civil, elétrica e de controle da casa de bombas da Trensurb foi destruída. As viagens entre Novo Hamburgo e Mercado foram retomadas no dia 24 de dezembro, mas as obras de recuperação seguem sendo realizadas. “Atualmente, está em execução um projeto de recuperação dessas estruturas, inclusive com nível mais elevado, para evitar que futuros alagamentos prejudiquem os equipamentos”, esclareceu a empresa por nota.

Ainda na nota, a Trensurb esclareceu que as bombas estão funcionando de forma emergencial “alimentadas por meio de um eletrocentro cedido pela Prefeitura de Porto Alegre ou, em caso de falta de energia da concessionária, com o uso de grupos geradores a diesel.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.