Fim do Home office? Especialistas revelam qual a tendência do mercado de trabalho para 2025

O ano de 2025 promete redefinir o mercado de trabalho. Com avanços tecnológicos e a consolidação do modelo híbrido, organizações globais estão se preparando para priorizar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, independentemente de onde esteja.

Pessoa teclando no computador com café

O mercado de trabalho está sempre em constante transformação e promete trazer novas mudanças em 2025-Foto: Canva/ND

Embora o debate sobre o “retorno ao escritório” tenha marcado o mundo após o fim da pandemia da covid-19, muitas empresas continuam confiando no regime híbrido como uma solução que oferece flexibilidade e mantém resultados positivos.

Porém, conforme o IWG (International Workplace Group), maior fornecedora mundial de soluções de trabalho híbrido, 67% dos recrutadores observaram aumento na procura por vagas em empresas que adotam o modelo.

Com base em estudos e tendências, o IWG destacou as dez principais transformações que devem impactar o mercado de trabalho em 2025:

Confira as mudanças que devem mudar o mercado de trabalho

Pessoas mexendo no computador com várias pessoas

Confira as mudanças que devem mudar o mercado de trabalho – Foto: Canva/ND

1. Resistência ao retorno total ao escritório

Empresas que obrigam funcionários a retornarem integralmente ao ambiente presencial arriscam perder talentos, no mercado de trabalho. Pesquisas apontam que 73% dos colaboradores em grandes organizações, como a Amazon, consideraram pedir demissão devido à imposição de políticas rígidas.

2. Resultados acima do expediente fixo

A produtividade será avaliada pelo desempenho e não mais pelo cumprimento de horários tradicionais. Estudos da Universidade de Stanford, na Inglaterra, mostram que o trabalho híbrido pode aumentar a produtividade em até 4%.

3. Espaços flexíveis ganham força entre pequenas e médias empresas

PMEs (pequenas e médias empresas), que representam 30% do PIB brasileiro, continuarão impulsionando a demanda por coworking em cidades menores e áreas suburbanas, promovendo um crescimento sustentável.

4. Reconfiguração dos subúrbios e cidades-dormitório

Com menos deslocamentos para grandes centros, trabalhadores estão fortalecendo economias locais. Estudos indicam que cidades próximas a metrópoles podem ter crescimento econômico de até 175% nas próximas duas décadas.

5. Geração Z e o trabalho híbrido no mercado de trabalho

Até 2025, a Geração Z será um terço da força de trabalho e seguirá priorizando flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, desafiando empresas a adaptarem suas políticas.

6. Economia com deslocamentos

Com tarifas de transporte em alta, o modelo híbrido é financeiramente vantajoso. No Brasil, um trabalhador da Grande São Paulo pode economizar cerca de R$ 145 mil ao longo de 35 anos, optando por home office ou coworking locais.

7. Impulso à equidade de gênero

O trabalho híbrido está promovendo avanços na representatividade feminina em cargos de liderança, ao oferecer flexibilidade para mulheres com responsabilidades familiares. Empresas com mulheres na alta direção apresentam maior lucratividade e responsabilidade social.

8. Direito ao “desligar” ganha força

A crescente disponibilidade tecnológica trouxe desafios para equilibrar trabalho e vida pessoal. Leis que garantem o “direito de desconexão” já existem em países como França e Austrália, e a tendência deve ganhar tração global.

9. Colaboração além das fronteiras

A virtualização do trabalho está impulsionando equipes internacionais. Empresas estão ampliando contratações globais e promovendo conexões interculturais, expandindo o alcance do trabalho remoto.

10. Sustentabilidade no ambiente corporativo

Com o modelo híbrido, empresas estão reduzindo pegadas de carbono ao diminuírem espaços físicos e deslocamentos. Essa prática também atende à crescente demanda por responsabilidade ambiental entre consumidores e funcionários.

O futuro do mercado de trabalho

O estudo aponta que o modelo híbrido não é apenas uma adaptação, mas uma transformação estratégica para empresas e colaboradores.

Em 2025, o foco estará em criar ambientes de trabalho que equilibrem produtividade, bem-estar e sustentabilidade, moldando um futuro mais flexível e eficiente para todos.

Uma mulher mexendo no computador sorrindo

O futuro do mercado de trabalho – Foto: Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.