Você nem acredita quais são as 7 notícias que foram destaque em 2024

Catástrofe no Rio Grande do Sul, BR-116, maior tirolesa urbana do mundo, sobremesa gaúcha e até o cavalo Caramelo foram alguns dos temas que os leitores do ABCmais mais curtiram neste ano. A retrospectiva de 2024 é um momento para relembrar fatos que fizeram parte do cotidiano, alguns de forma boa e outros nem tanto.

Hotel da Fenac funcionou como abrigo para animais resgatados da enchente | abc+



Hotel da Fenac funcionou como abrigo para animais resgatados da enchente

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Listamos sete notícias que foram destaque no site nos últimos 12 meses. Confira:

Catástrofe no RS

Ainda em meio a catástrofe que atingiu o Estado, uma das notícias mais lidas do site ABCmais em 2024 foi publicada em 26 de maio e falava sobre como estava o funcionamento do abrigo de animais resgatados após médicos veterinários encerrarem o atendimento na Fenac, em Novo Hamburgo, onde trabalhavam de forma voluntária.

Acolhendo mais de 250 animais na data, a prefeitura informou que a solução seria a realocação de veterinários que já trabalhavam para o município e contratações emergenciais.

Maior tirolesa urbana do mundo

A inauguração da maior tirolesa urbana do mundo, na Feliz, deixou os leitores entusiasmados. A cerimônia aconteceu em abril de 2024, mais de um ano após o início das obras e treinamentos da equipe. A atração de 2,5 mil metros liga o Morro das Batatas ao Parque Municipal de Feliz.

Caças da FAB

Os sobrevoos de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) gerou reclamações de moradores de Canoas. É que, segundos relatos, as aeronaves costumam passar pela cidade durante a madrugada, o que acorda muitos canoenses. Por isso, os leitores se interessaram pela matéria publicada pelo ABCmais que explicava o motivo desses sobrevoos

A FAB informou, por meio de nota, que os voos noturnos fazem parte da rotina aeronáutica em qualquer parte do Brasil, como parte do programa que visa manter a soberania brasileira no ar.

Sobremesa gaúcha entre as piores 

Indignação! Uma polêmica surgiu após um guia dos Estados Unidos que reúne receitas tradicionais brasileiras divulgar uma lista das piores comidas típicas do Brasil e colocar o sagu entre elas. A clássica sobremesa gaúcha, contudo, foi defendida pelos leitores, que acessaram em peso a matéria que conta a história do doce e ainda ensina como fazê-lo.

Cavalo Caramelo

Queridinho dos gaúchos e de todo o Brasil, a notícia sobre a adoção do cavalo Caramelo deixou quentinho o coração dos leitores do ABCmais. Foi no início desse mês de dezembro que, após mais de seis meses hospedado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, foi confirmado que ele permanecerá no Hospital Veterinário da universidade.

O Caramelo se tornou símbolo de resiliência após ter sido resgatado no telhado de uma casa em meio às enchentes históricas de maio deste ano.

BR-116

A notícia da construção de duas passagens subterrâneas sob a BR-116, no trecho de Novo Hamburgo, gerou curiosidade na região. A reportagem, publicada em abril deste ano, que explicava onde ficarão os túneis, esteve entre as mais acessadas. As passagens irão conectar bairros do município com a área central da cidade, e também servirão como acesso à rodovia. 

Os túneis fazem parte das melhorias operacionais e de segurança viária realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Vale do Sinos.

Saco de Douglas

O caso da jovem que morreu após ter o Saco de Douglas rompido durante uma relação sexual repercutiu nacionalmente. Os laudos oficiais, que confirmavam a causa da morte, foram divulgados em março, dois meses após o falecimento de Lívia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos — e essa foi, justamente, uma das notícias mais lidas do ABCmais neste ano.

Ela passou mal quando estava em um quarto de hotel com Dimas Cândido de Oliveira Filho, na época jogador sub-20 do Coritinthians. Ele levou ela ao hospital, mas Lívia não resistiu. Ela sofreu um corte de cinco centímetros no Saco de Douglas, na região genital, e teve uma hemorragia. Lívia morreu após uma parada cardíaca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.