Headset, over-ear, intra-auricular: qual fone de ouvido escolher?

Na hora de comprar fones de ouvido, não é só as opções com ou sem fio que você precisa escolher. Isso porque os aparelhos podem variar ainda entre as opções intra-auriculares, over-ear ou headsets, por exemplo.

Por isso, para te ajudar nessa missão, o Giz Brasil explica as diferenças entre cada um e te ajuda a entender qual é o melhor para você.

Veja abaixo qual fone de ouvido escolher

Intra-auricular

Fone intra-auricular Sony C200

Imagem: Divulgação/Sony

Também conhecidos como earbuds, os fones intra-auriculares são aqueles inseridos no canal auditivo. Alguns benefícios do modelo incluem ser fácil de transportar — por seu design leve e compacto (bom para exercícios) — bem como o ótimo cancelamento de ruído. Por outro lado, ele se emaranha facilmente (se tiver fio) e pode ser fácil de perder (se não tiver fio). Além disso, no caso dos modelos sem fio, a autonomia de bateria também pode ser um ponto negativo.

Confira alguns modelos:

Fones over-ear

Imagem: Reprodução/Mercado Livre

Os fones over-ear são os que cobrem completamente as orelhas. Sejam em versões abertas (que criam uma sensação mais realista) ou fechadas atrás (que evitam vazamento de som em locais públicos), os over-ear são mais confortáveis do que os intra-auriculares devido à melhor distribuição do peso. Eles, aliás, costumam oferecer ótima qualidade de som e isolamento, reproduzindo com mais precisão todas as frequências, desde subgraves até agudos. E, também, contar com uma melhor duração da bateria do que outros menores.

No entanto, tendem a ser mais caros e produzir maior calor nas orelhas. E, claro, não tem a mesma característica portátil que os intra-auriculares. Ou seja, ocupam mais espaço na mochila, mala ou bolsa.

Confira alguns modelos:

Fones on-ear

 

JBL Tune 520BT

Imagem: Divulgação/JBL

Diferente dos over-ear, os fones on-ear ficam em cima das orelhas sem envolvê-las completamente, criando uma vedação menor. A faixa costuma ficar sobre ou atrás da cabeça.

Como ponto positivo, é relativamente menor e mais leve do que os modelos over-ear (embora não tanto quanto os intra-auriculares), além de mais compacto e menos quente. Entretanto, o isolamento de ruído é menos eficaz e o som pode vazar. Também podem ser desconfortáveis.

Confira alguns modelos:

Headset

headset pichau

Imagem: Reprodução/Pichau

A escolha dos fones de ouvido depende muito da finalidade para a qual eles serão utilizados. Sendo assim, os headsets, que incluem microfone, são os preferidos dos gamers — profissionais ou não. Porém, os adeptos ao trabalho remoto também podem se beneficiar de seu uso para reuniões, por exemplo.

Os headsets podem contar com recursos como som surround, que cria uma sensação de imersão do áudio. Assim, eles facilitam a localização de onde o som está vindo. Eles ainda podem ser mais econômicos do que comprar bons fones de ouvido e microfones individualmente.

Contudo, você provavelmente precisará de outros fones se quiser ouvir música fora de casa. Por fim, independentemente do modelo, o ideal é pesquisar bastante para fazer uma boa escolha. Então, vale verificar fatores como a faixa de frequência e a compatibilidade com o seu dispositivo.

Confira alguns modelos:

The post Headset, over-ear, intra-auricular: qual fone de ouvido escolher? appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.