O beirute não nasceu no Líbano; confira a origem do sanduíche

Devido ao nome — e até à presença de pão sírio, trazido pelos árabes no início do século 20 –, é fácil acreditar que o sanduíche beirute seja originário do Oriente Médio. No entanto, ele não veio da cidade de Beirute, a capital do Líbano, nem de outro país próximo. O lanche é, na verdade, brasileiro.

O beirute, ou beiruth, surgiu em São Paulo, no ano de 1951. No entanto, ele tem, sim, um pézinho no Líbano. Seu criador é o imigrante Farer Sader, sócio do antigo restaurante Bambi, na Alameda Santos, na capital paulista — embora outras versões da história atribuam os créditos aos irmãos Jorge and Fauze Farah.

O que tem no beirute?

Influenciado pela cultura sírio-libanesa, o sanduíche leva, originalmente, os seguintes ingredientes: pão árabe, queijo muçarela, rosbife, tomate e tempero zatar. Tempero tradicional do Oriente Médio, o zatar mistura especiarias como tomilho, sumagre e gergelim.

Assim como já aconteceu com muitas outras receitas, ao longo da história, o beirute ganhou diferentes versões e recheios em diferentes lugares. Atualmente, alguns dos novos ingredientes adicionados incluem presunto, ovo, alface e maionese, por exemplo.

Essas adaptações, aliás, são bastante brasileiras, já que a maioria dos libaneses é muçulmana. Isso significa que eles não comem carne de porco — ou ovo — a não ser que o abate seja halal. Ou seja, dentro das regras estabelecidas pela religião.

Restaurante Bambi fechou em 2012

Apesar da tradição, o restaurante árabe Bambi fechou as portas duas vezes: a primeira em 2000, e a segunda em 2012, após reabrir em 2009 no Itaim Bibi.

Em seu encerramento, Edgard Louis Sader, filho do dono do local, Louis Sader, disse à revista Veja que o fechamento aconteceu devido ao fim do contrato de aluguel do imóvel. Entretanto, na época, ele afirmou que a interrupção nas atividades seria temporária.

Além do beirute, o local também criou o chocolamour, um sorvete de chocolate com calda de chocolate quente, farofa doce e chantili.

Deu fome, né?

The post O beirute não nasceu no Líbano; confira a origem do sanduíche appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.