Festas de réveillon movimentam praias, restaurantes e hotéis no Nordeste do Brasil


Temporada também ajuda a gerar empregos para garantir a diversão de quem espera a chegada de 2025. Os turistas que estão lotando cidades do Nordeste já entraram em clima de réveillon. Vai ter festa para todos os gostos, e muitas já começaram.
A cidade de Natal já começou a recepcionar o novo ano. Os shows, que acontecem em dois palcos da Praia de Ponta Negra, reúnem pelo menos 50 mil pessoas por noite.
Recife também tem apresentações neste fim de semana. Até o réveillon, 1 milhão de pessoas devem acompanhar as 40 atrações na Praia do Pina e em mais três polos espalhados pela capital pernambucana.
“Vai ser uma programação muito boa, muito show. Espero me divertir muito”, afirma o estudante Ronaldo da Rocha.
O Festival da Virada de Salvador dura cinco dias e emprega cerca de 2 mil trabalhadores temporários só na região da Orla da Boca do Rio.
“Geralmente a gente tem aqui em torno de dez funcionários. Nesta época passa para quinze, dezesseis funcionários”, diz o comerciante Alexandre Araújo.
Em João Pessoa, a Praia de Tambaú está pronta para a celebração da chegada de 2025.
Em Fortaleza, a Praia do Futuro não tem palco armado, mas vai ter festas nas barracas de praia. A família da cirurgiã dentista Beatriz Moraes garantiu ingressos para um destes shows com comida e bebida à vontade.
“As praias com superinfraestrutura. Agora com criança a gente fica super à vontade. A programação para o réveillon é Praia do Futuro”, afirma.
“Nesse dia a gente vai receber pelo menos 300 mil pessoas em vários turnos: esses que chegam bem cedinho, esses que chegam ao meio-dia e esses que chegam com um pouquinho de preguiça por volta de três horas da tarde. Eles não querem mais ir embora não”, explica Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro.
Os restaurantes que decidiram seguir a receita de comida, bebida e shows de réveillon tiveram muita procura.
“A gente começou a vender cinco meses atrás, e essa semana acabaram os ingressos. A gente junta música com comida boa e conveniência”, diz Pedro Machado, proprietário de um restaurante.
Os hotéis também têm suas próprias festas. Em um deles, os hóspedes só vão precisar dar alguns passos para curtir atrações nacionais que vão se apresentar nestes palcos em cinco noites de shows. Um grupo do Rio de Janeiro chegou para se hospedar e se divertir por lá mesmo.
“Não tem trânsito, não precisa pegar van, não precisa pegar transfer. Isso aí é sensacional né”, conta Henrique Reis, despachante aduaneiro.
Um exército de trabalhadores temporários se mobiliza para garantir tudo isso dentro do hotel.
“Todos os dias é em média de 1.500 empregos diretos. São garçons, atendimento de bar, seguranças”, afirma a coordenadora do evento, Elise Magalhães.
E os shows geram outro tipo de trabalho extra, como o credenciamento.
“É uma oportunidade de um ganho extra. Na verdade, a gente tira mais que o nosso próprio salário do ano inteiro. A gente aguarda os eventos para isso”, explica Valnice Maria do Nascimento, coordenadora de credenciamento.
E ainda tem a maior das festas, gratuitas. Serão seis atrações no palco a beira mar, na Praia de Iracema. O Rinaldo e a Néia, que vieram do interior de São Paulo, já estão registrando tudo.
“É para fazer inveja para o pessoal que ficou. Então tirei e já mandei pra falar como é que vai ser”, brinca a educadora Néia Paixão. “Já vem preparado com o cooler de cerveja, talvez eu traga até uns banquinhos já no jeito para ficar bem acomodado para assistir ao show todo. Passar a madrugada curtindo esse show”, complementa o mecânico de aeronaves Rinaldo Bueno.
Palco para a festa de réveillon no Recife
TV Globo
Jornal Nacional: últimos vídeos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.