Como organizar uma viagem de fim de ano? Confira 5 dicas para quem deixou para última da hora

Viagem de avião no Brasil: veja quais documentos você pode apresentar para embarcar – Istock/Yumi mini

Faltam poucos dias para o Ano Novo, mas como o brasileiro deixa tudo para última hora, muitas pessoas ainda estão organizando as programações para a virada.

Seja para perto ou longo, em família ou com amigos, organizar uma viagem requer certo planejamento, como a escolha do destino, a compra das passagens ou o aluguel de carro e a estadia, se será hotel, pousada, hostel ou casas de temporada.

Afinal, como organizar uma viagem de fim de ano? 

Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!, uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas, separou algumas dicas práticas para facilitar o processo:

Destino e orçamento

De certa forma, todos lugares vão estar superfaturados devido ao período de festas e a proximidade do Réveillon, mas tente buscar por destinos onde a lotação é menor e os preços são mais acessíveis. Determine quanto pode gastar e priorize despesas essenciais como transporte, hospedagem e alimentação.

“As vendas estão mais aquecidas para fora do Brasil, mais do que o ano passado. As vendas cresceram cerca de 6% comparado ao ano passado e o principal destino escolhido para fora do país são os Estados Unidos. São grupos de pessoas que  vão emendar Ano Novo com as férias de janeiro. A busca por cruzeiros também cresceu, mas nessa modalidade, são viagens nacionais, como Rio de Janeiro e Búzios”, conta o CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!.

Organize os detalhes

Busque aplicativos de viagem para encontrar as melhores opções disponíveis de última hora ou se puder, contrate uma empresa especializada para organizar toda a viagem e fazer todas as reservas que você precisa. 

Seja flexível

Busque datas e rotas alternativas, como viajar antes ou depois dos dias mais populares, isso pode deixar a viagem mais barata. Escolher voos com escala e pegar hotéis mais distantes do centro também podem facilitar na hora do planejamento. 

“No geral, as pessoas preferem lugares onde tem fogos de artifício, festas e eventos. Eu diria que talvez o mais barato são os locais mais próximos da pessoa, onde o deslocamento de carro seja menor. Geralmente na região central costuma ter show de fogos ou eventos gratuitos da prefeitura. Essas são boas opções para quem deseja gastar menos”, aconselha o CEO da 3, 2, 1 GO!

Organize os documentos

Verifique a validade do RG, passaporte ou CNH. Se for para fora, consulte as exigências de vacinação, como a febre amarela e o Covid-19, por exemplo.

Planeje suas atividades 

Compre ingressos para passeios e eventos online sempre que possível e veja o que tem perto do local onde você vai se hospedar ou quanto tempo vai levar até a atividade desejada.

“O brasileiro sempre deixa tudo para a última hora, mas sempre é possível organizar uma viagem de fim de ano. O importante é viver a experiência, abrir concessões, já que não tem muito tempo até o Ano Novo, e claro, criar memórias e viver experiências”, disse Marco Lisboa. 

Outras dicas de Viagem na Catraca Livre 

A Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e diversos do planeta, estende-se ao longo da costa brasileira, abrangendo 17 estados e abrigando uma miríade de espécies únicas de flora e fauna.

Para conscientizar a população sobre a importância e a urgência de proteger e recuperar o bioma, conheça 9 passeios para conhecer e celebrar a Mata Atlântica. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.