Coreia pode criar uma “KSMC” para competir dominância da TSMC em semicondutores

A solução da Coreia do Sul para se manter como uma potência na fabricação de semicondutores pode ser estabelecer uma companhia financiada pelo estado chamada KSMC – Korea Semiconductor Manufacturing Company. O nome, obviamente, é uma alusão direta à TSMC, mostrando que o país busca uma resposta à dominância da empresa taiwanesa de chips.

A proposta foi comentada durante um seminário da Academia Nacional de Engenharia da Coreia (NAEK – sigla em inglês). Representantes da indústria discutiram a importância de subsídios nacionais para ajudar a Coreia do Sul a se manter competitiva no segmento de semicondutores. A ideia seria um investimento de 20 trilhões de wons para estabelecer a KSMC. Isso é o equivalente a mais de R$ 80 bilhões.

Coreia do Sul quer ajudar fabricantes de chips e combater a "ameaça" de Donald Trump
Microsoft/Copilot

Quem falou de valores foi Ahn Ki-hyun, da Associação da Indústria de Semicondutores. Ele alega que o investimento poderia ter o retorno alcançando 300 trilhões de wons até 2045. O valor corresponde a R$ 1,26 trilhão. Existe o questionamento, no entanto, se o investimento inicial seria suficiente para estabelecer uma KSMC, devido à situação atual da infraestrutura para semicondutores na Coreia do Sul.

KSMC ajudaria Coreia a depender menos da Samsung

A ideia principal por trás da KSMC seria tornar o país menos dependente apenas da Samsung. A empresa é uma das maiores fabricantes de chips no mundo, se especializando principalmente em processos avançados, abaixo dos 10nm.

Prédio da Samsung com placa na frente.

Isso significa que a Coreia do Sul fica para trás quando o assunto é processos “maduros” – ou seja, tecnologias mais antigas acima dos 10nm, ainda muito usadas em máquinas industriais. Dessa forma, apesar de levar quase o mesmo nome da TSMC, a KSMC teria uma função oposta da companhia taiwanesa.

Notícias relacionadas:

A TSMC produz os chips mais avançados do mundo, mas Taiwan ainda desponta em processos maduros com outras empresas como UMC e PSMC. A KSMC faria o contrário pela Coreia do Sul, tomando esse papel para si e ajudando a impulsionar o ecossistema de semicondutores do país como um todo.

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.