Quer abrir um negócio em 2025? Confira as dicas de especialista do Sebrae RS

Apesar das dificuldades enfrentadas em 2024, especialmente por conta das enchentes que assolaram o Estado em maio, muita gente apostou em um novo negócio. Juntas, as cidades de Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo somam quase 6 mil novas empresas abertas neste ano.

LEIA TAMBÉM: Comércio gaúcho cresce, mas inflação e inadimplência preocupam; veja desempenho dos setores

Empreendedorismo exige análise de mercado e trabalho duro | abc+



Empreendedorismo exige análise de mercado e trabalho duro

Foto: Divulgação

FIQUE DE OLHO: INSS: Saiba quando retorna o calendário de pagamentos para aposentados, pensionistas e beneficiários do RS

De acordo com números fornecidos pelo Sebrae RS, com base nos dados da Receita Federal, o comércio varejista lidera como segmento escolhido pelos empreendedores. Em Canoas, de 2.557 estabelecimentos criados em 2024, 412 são do comércio varejista, seguido de serviços especializados para construção (200), e alimentação (185).

Na cidade de Novo Hamburgo, foram abertas 1.876 novas empresas, sendo 289 do comércio varejista, depois vem a categoria serviços especializados para construção (155) e outras atividades de serviços pessoais (128). São Leopoldo registra 268 novos estabelecimentos no comércio varejista, depois aparece o segmento serviços especializados para construção (116) e publicidade e pesquisa de mercado (108).

E o ano de 2025 com certeza terá muitos outros empreendedores de “primeira viagem”. E o que levar em consideração na hora de abrir seu próprio empreendimento? “A principal dica que eu daria é: seja adaptável e esteja disposto a aprender. O mundo dos negócios está em constante evolução, e quem não se adapta fica para trás”, ressalta a gestora de projetos do Sebrae RS Tatiane Zago Medeiros.

Confira abaixo dicas da especialista:

Tatiane Medeiros | abc+



Tatiane Medeiros

Foto: Divulgação

Como saber que é a hora certa para começar o seu negócio?

– Não existe um momento perfeito para começar. O mais importante é estar preparado e ter um plano bem definido. O momento certo é aquele em que tu te sente confiante e motivado para seguir em frente. No entanto, alguns sinais podem indicar que tu está pronto para dar esse passo:

*Ideia clara e apaixonante: Tu possui uma ideia de negócio que te entusiasma e acredita que pode agregar valor ao mercado;
*Conhecimento e experiência: Possui as habilidades e conhecimentos necessários para colocar tua ideia em prática, ou está disposto a aprender o que for preciso;
*Planejamento: Desenvolveu um plano de negócios detalhado, incluindo análise de mercado, projeções financeiras e estratégias de marketing;
*Recursos financeiros: Possui os recursos financeiros necessários para iniciar e manter o negócio nos primeiros meses, ou tem um plano claro para obtê-los;
*Disposição para trabalhar duro: Empreender exige dedicação, persistência e a capacidade de lidar com desafios,
*Tolerância ao risco: Está disposto a assumir os riscos inerentes ao empreendedorismo, como a possibilidade de fracasso.

Qual o primeiro passo para abrir um negócio?

– O primeiro passo para abrir um negócio é ter uma ideia clara e validá-la no mercado. A validação permite: identificar uma demanda real, ou seja verificar se existe um público disposto a pagar pelo teu produto ou serviço; minimizar riscos – evitar investir tempo e dinheiro em um negócio que não tem futuro e ajustar o modelo de negócio, que são os ajustes necessários na tua ideia antes de lançar o produto ou serviço no mercado.

E depois, o que fazer?

-Após validar sua ideia, os próximos passos são:
*Elaborar um plano de negócio: Esse documento irá detalhar todos os aspectos do teu negócio, desde a análise de mercado até as projeções financeiras;
* Pesquisar o mercado: Entender a fundo o teu público-alvo, os teus concorrentes e as tendências do mercado;
* Definir a estrutura legal: Escolher o tipo de empresa mais adequado para o teu perfil de negócio;
*Buscar recursos: Definir a forma como tu irá financiar o teu negócio (recursos próprios, empréstimos, investimentos, etc.),
*Construir tua marca: Desenvolver uma identidade visual e uma estratégia de marketing para divulgar o teu negócio.

VEJA AINDA: Câmeras de monitoramento serão instaladas em rodovia da região; saiba onde

Como saber se o negócio pode dar certo?

-Saber se teu negócio pode dar certo envolve uma combinação de análise, planejamento e intuição. No entanto, lembre-se que o empreendedorismo envolve riscos e o mais importante é ter um plano bem definido, estar disposto a trabalhar duro e aprender com os desafios. Para aumentar suas chances de sucesso, você precisa:

*Validar sua ideia: Verifique se há um mercado para teu produto ou serviço;
*Planejar: Elabore um plano de negócios detalhado;
*Analisar o mercado: Conheça teus concorrentes e o comportamento dos consumidores;
*Buscar recursos: Garanta os recursos financeiros e humanos necessários,
*Ter paixão e persistência: Acredite no teu projeto e esteja preparado para os desafios.

Há alguma área que esteja mais em “alta” no mercado?

– Ao escolher uma área para empreender, invista em algo que te motive e que tu domine. Pergunte-se: Onde eu me vejo daqui a cinco anos? Quais são meus sonhos e objetivos? A resposta a essas perguntas pode te dar um bom direcionamento.

Qual o principal desafio para quem deseja empreender?

-O principal desafio para quem deseja empreender é a incerteza. Ao iniciar um negócio, o empreendedor se depara com um futuro imprevisível, cheio de variáveis que podem afetar o sucesso do negócio: receptividade do mercado, a concorrência, a gestão financeira e a capacidade de adaptação às constantes mudanças do mercado.

Depois de começar a empreender devo seguir me capacitando?

– Sim, o aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Invista em cursos online, workshops, consultorias e participação em eventos do setor para aprimorar suas habilidades, principalmente naquela área em que tu tens maior dificuldade.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.