Prefeito eleito de Canela define as primeiras prioridades da nova gestão municipal

Com os nomes do primeiro escalão definidos, o prefeito eleito Gilberto Cezar (PSDB) e o vice Tolão (PDT), tiveram a primeira reunião com os novos secretários municipais de Canela. A partir da quinta-feira, dia 2, o município estará sob nova administração.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Secretariado do governo do prefeito eleito Gilberto Cezar



Secretariado do governo do prefeito eleito Gilberto Cezar

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Passada a época da transição, o futuro prefeito afirma que 20 ações essenciais foram listadas e que precisam de atenção imediata.

“A gente quer ter um governo de diálogo, um governo propositivo. Temos em primeiro plano os interesses da comunidade, que defendemos durante a eleição. Acreditamos que essa equipe é uma equipe de coragem, que eu acredito que vai fazer história em Canela”, enfatiza Gilberto. O prefeito eleito cita que assumirá uma “prefeitura totalmente desestruturada”, mas que os desafios serão superados “com conhecimento técnico, honestidade e transparência”.

Para o vice Tolão, a comunidade elegeu a chapa para resolver os problemas. “É um momento muito importante para nós, mas também para a cidade. Não seremos um governo que se queixa da situação. O povo nos elegeu para apontar caminhos. A palavra é de esperança para que possamos fazer um trabalho que qualifique a vida da nossa cidade”, declara.

LEIA TAMBÉM: “Acredito que se fez um grande trabalho”, diz Constantino Orsolin sobre seus oito anos à frente da Prefeitura de Canela

Ações emergenciais

Gilberto Cezar



Gilberto Cezar

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O futuro gestor declara que ações emergenciais precisarão ser feitas já em janeiro. Ele cita melhorias na limpeza urbana e em prédios públicos e escolas. Outro local que deve receber nova pintura é o Centro de Feiras. Gilberto também exemplifica outros pontos de atenção: habitação popular e intervenções do Hospital de Caridade de Canela (HCC) e coleta de lixo.

Para o prefeito eleito, é preciso reestruturar as secretariais municipais e criar metas de gestão, que serão avaliadas por trimestre, com o intuito de buscar eficiência do serviço público.

“A gente vai realizar um levantamento orçamentário, fiscal e financeiro completo da administração. Na Secretaria da Saúde, vamos fazer um levantamento de infraestrutura, pessoal e equipamentos, pois queremos aumentar o horário de atendimento nas unidades de saúde para desafogar o hospital. A maior cobrança hoje é a saúde”, atesta.

Investimentos em Canela

Para conseguir mais recursos para a cidade, através de investimentos e geração de renda à comunidade, a gestão que inicia em 2025 pretende revisar os projetos imobiliários que estão protocolados.

Gilberto Cezar e Gilberto Tegner, eleitos prefeito e vice-prefeito de Canela



Gilberto Cezar e Gilberto Tegner, eleitos prefeito e vice-prefeito de Canela

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O futuro secretário de Meio Ambiente, Carlos Frozi, diz que há 150 projetos parados por falta de documentação ou complemento pelos empreendedores e outros 145 travados porque não tiveram avaliação da prefeitura. “A gente não pretende aumentar imposto durante o nosso mandato. A gente quer fazer gestão, trazer investimentos e contrapartida social. A contrapartida dos investidores será no social”, alega Gilberto Cezar.

Ainda no primeiro ano de governo, o prefeito eleito pretende criar a Secretaria Especial de Projetos, com uma equipe técnica que possa elaborar projetos públicos com o intuito de conseguir captação de recursos estaduais e federais.

Eventos em 2025

O novo secretário de Turismo, Rafael Carniel, reforça que os eventos da cidade passarão por um processo de transição. A Páscoa, por exemplo, parte foi idealizada pela gestão do prefeito Constantino Orsolin.

“Nós vamos fazer uma bela Páscoa, sem dúvida. A ideia é nós trabalharmos em um conceito de qualidade para Canela. Não dá para esperar que tudo aconteça de imediato, então, a gente ainda vai ter um período de transição para poder entregar a qualidade que pretendemos, mas pode se esperar um Sonho de Natal bastante diferente para o ano que vem”, corrobora.

Outra ideia do prefeito eleito é retomar a realização da Semana do Bebê de Canela. “Foi a primeira do Brasil e seis países pegaram o modelo que foi criado aqui”, reitera.

RELATO DE UM GUERREIRO: Conheça a história do bombeiro que trabalhou nas tragédias aéreas de 1995 e 2024 em Gramado

Escolas em tempo integral

Gilberto Cezar e Tolão afirmam que são favoráveis ao tempo integral nas escolas. Entretanto, ponderam que deve haver um diálogo com a comunidade, principalmente sobre a obrigatoriedade. “Mas a gente não vai acabar com o turno integral, vai melhorar ele”, garante o prefeito eleito.

AVIÕES SE CHOCARAM NO AR: 29 anos depois, como está a única sobrevivente do acidente aéreo que matou nove pessoas em Gramado

Segundo a nova secretária da Educação, Maria Gorete, o ensino que está sendo praticado em Canela “não é o ideal”. “Nós entendemos que uma educação pública de qualidade, passa pelos espaços escolares e projeto pedagógico. Isso precisa ser construído”, menciona. 

Nomes do novo governo 

Secretaria de Turismo: Rafael Carniel
Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização: Adriel Buss
Secretaria de Assistência Social e Habitação: Carmen Seibt
Secretaria da Fazenda: José Carlos Doncatto
Secretaria de Gestão Pública: Ismael Viezze
Secretaria de Governo: Evandro Cardoso
Secretaria de Saúde: Jean Spall
Secretaria de Obras: José Vellinho Pinto
Secretaria da Educação: Maria Gorete
Secretaria de Meio Ambiente: Carlos Frozi
Hospital de Caridade de Canela: Ana Maria Rodrigues
Procuradoria-Geral: Fabiano Faes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.