Saiba por que o Sinos é impróprio para banho; em 2024 foram três mortes em São Leopoldo

A temporada de verão traz uma preocupação extra para o Corpo de Bombeiros em São Leopoldo. Mesmo com tantos alertas dos perigos, ainda é grande o número de pessoas, especialmente adolescentes, que se arriscam nas águas do Rio dos Sinos, numa tentativa de se refrescar nos dias mais quentes.

Há anos perigos do rio são ignorados por adolescentes que buscam refresco para os dias mais quentes



Há anos perigos do rio são ignorados por adolescentes que buscam refresco para os dias mais quentes

Foto: Arquivo/GES

Em 2024, segundo o comandante das companhias de São Leopoldo e Novo Hamburgo dos Bombeiros, o capitão Luciano Franco Fernandes, foram três mortes no trecho leopoldense do Sinos. As vítimas tinham 13, 15 e 17 anos. Conforme o capitão, alguns fatores tornam o rio impróprio para o banho.

“Além da poluição das águas, é também proibido para o banho devido ao risco de afogamento. No entanto, algumas pessoas ainda se arriscam no local. O Rio dos Sinos, assim como os demais rios apresenta inúmeros riscos, tais como profundidade, buracos, sujeira, pedras, galhos, forte correnteza, etc., o que torna o banho totalmente inseguro e arriscado”, frisa.

VEJA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Confira o que esperar no último fim de semana de 2024

Segundo ele, em casos de afogamento, a extensão, profundidade e a correnteza do rio acabam dificultando os trabalhos das equipes de salvamento e busca. “Desta forma, a informação precisa do local em que está ocorrendo ou ocorreu o afogamento é muito importante para as buscas”, diz.

De acordo com o capitão, apesar de ser de conhecimento geral a proibição, há décadas, de banhos no Sinos, o Corpo de Bombeiros divulga informativos em suas redes sociais alertando a população. “Também orientamos nos locais sobre os perigos de se tomar banho no rio, assim como em qualquer local em que não se tenha a cobertura de guarda-vidas”, explica. Conforme Fernandes, o batalhão leopoldense possui equipamentos necessários e militares capacitados para atender todos os tipos salvamento, incluindo o salvamento aquático.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SÃO LEOPOLDO 

“Sendo assim, ao se visualizar ocorrências de salvamento aquático, deve-se imediatamente acionar o Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193. O mergulho do Batalhão de Busca e Salvamento, localizado em Porto Alegre, quando necessário é acionado para o apoio, mas a ocorrência é sempre imediatamente atendida pelo pelotão local”, esclarece.

Os casos de 2024

Em 2024 foram três afogamentos com mortes no trecho leopoldense do Rio dos Sinos. O primeiro deles foi registrado no dia 13 de outubro. A vítima era um adolescente de 17 anos que havia sumido nas águas ao nadar com amigos na região do bairro Vicentina. O nome dele não foi divulgado. O segundo caso foi o do menino Brayan Wesley da Costa Farias, de 13 anos.

Ele brincava na água com um amigo próximo aos pilares da ponte velha na tarde de 31 de outubro, quando os dois teriam caído num trecho mais profundo. Um pescador que passava pelo local ainda conseguiu salvar o outro menino. Brayan acabou submergindo.

VIU ESTA?: Quase 180 animais do Zoológico de Sapucaia do Sul serão leiloados

O terceiro caso aconteceu no último dia 20 de dezembro. A vítima era uma adolescente de 15 anos que se jogou no rio próximo ao dique do bairro São Miguel, ao tentar escapar de uma abordagem da Guarda Civil Municipal. O garoto não conseguiu chegar a outra margem do rio e acabou se afogando.

Dicas dos Bombeiros

Ao verificar uma situação de afogamento, se for possível jogue algo flutuante para a vítima (boias, etc.) ou uma corda para puxá-la, e imediatamente deve-se buscar o socorro de pessoas capacitadas (Corpo de Bombeiros Militar). Muitas vezes as pessoas sem o conhecimento devido tentam realizar o salvamento e acabam tornando-se mais uma vítima.

Em piscinas e balneários as crianças devem utilizar colete e sempre devem estar sob a vigilância de um adulto. Deve-se se ter muito cuidado também com o acesso de crianças e bebês em áreas de piscinas, sendo recomendando a mesma estar cercada com grade, etc.

Em caso de afogamento ou emergências deve ser acionado o Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone de emergência 193.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.