Esteio inicia novo projeto de arborização urbana; veja onde as árvores serão plantadas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) iniciou, nesta quinta-feira (26), na Rua Santo Amaro, no Centro, um projeto-piloto de arborização em Esteio. A proposta é fazer o plantio de árvores adultas, mais desenvolvidas, que têm mais condições de vingar, e não de mudas, que são mais frágeis.

A proposta é fazer o plantio de árvores adultas, mais desenvolvidas, que têm mais condições de vingar, e não de mudas, que são mais frágeis



A proposta é fazer o plantio de árvores adultas, mais desenvolvidas, que têm mais condições de vingar, e não de mudas, que são mais frágeis

Foto: Leo Henrique/Prefeitura de Esteio

Inicialmente, o novo sistema será implantado em um quadrilátero formado pelas ruas Santo Amaro e Fernando Ferrari, pelas avenidas Padre Claret e Presidente Vargas e as vias paralelas à Rua Santo Amaro (Padre Felipe, dos Ferroviários e Garibaldi).

Para o titular da SMDEMA, William Pappi, o projeto está inserido dentro do contexto atual. “O processo de urbanização, juntamente com as mudanças climáticas, tem trazido forte impacto sobre o microclima local, sobrecarregando infraestruturas de drenagem e intensificando os extremos climatológicos e meteorológicos. Neste cenário, a necessidade de investir na arborização urbana em áreas centrais densamente urbanizadas, não somente plantando árvores, como compatibilizando-as com a infraestrutura urbana é urgente”, lembra o secretário.

LEIA TAMBÉM: Quase 180 animais do Zoológico de Sapucaia do Sul serão leiloados

“O uso de árvores adultas potencializa essas ações na medida em que diminui o tempo necessário para que a árvore plantada entregue seus serviços ambientais, como sombra, retenção de água e atração de aves e outras faunas, entre outras, compatibiliza a infraestrutura com a árvore plantada e aumenta o sucesso no plantio, uma vez que mudas jovens necessitam maiores cuidados”, explica William.

Na Rua Santo Amaro, estão sendo plantadas sibipirunas, quaresmeiras, ipês-roxo, paus-ferros e chal-chals. Ao todo, serão 12 árvores. Em todo o quadrilátero, serão cerca de 70. As plantas foram adquiridas através de um Termo de Compensação Ambiental no valor de R$ 72,7 mil, firmado entre a SMDEMA e uma empresa de logística, que realizou uma obra para reforço na proteção da infraestrutura contra danos causados por inundações.

LEIA OUTRAS NOTÍCAS DE ESTEIO 

Para a escolha dos pontos de plantio, são analisadas questões como circulação de pessoas, inexistência de rede elétrica na calçada, largura do passeio público e compatibilidade com a rede de drenagem, entre outros itens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.