iPhone com tela sem bordas não vai chegar em 2026

A Apple pode ter abandonado os planos de lançar em 2026 um iPhone com tela sem bordas. O rumor foi publicado pelo jornal sul-coreano The Elec, que aponta como fontes pessoas ligadas à indústria de tela. Segundo o jornal, a Samsung e a LG, a pedido da Apple, estão trabalhando no desenvolvimento desse tipo de tela, mas a tecnologia ainda não está refinada no “Padrão Apple”.

Por que o iPhone com tela sem bordas foi adiado?

Segundo o The Elec, há alguns problemas a serem resolvidos com os displays sem borda. Ao contrário dos Galaxy Edge e de alguns smartphones da Xiaomi que usam telas com bordas infinitas, o plano da Apple é que o display também cubra os cantos, a parte inferior e superior da tela — um conceito que podemos chamar de tela total.

Entre as dificuldades atuais para atingir o Padrão Apple estão:

  • Resolver as distorções de imagem nas bordas
  • Impedir a interferência dos cabos da tela nas antenas localizadas nas laterais
  • Fazer com que a junção entre a parte curva da tela e o chassi seja à prova d’água
  • Melhorar a resistência das bordas da tela contra impactos

A resistência a impactos não é importante apenas pela estética, mas porque a parte lateral da tela será usada para as funções dos botões. A Samsung estaria planejando usar o conceito de borda infinita com botões na tela, incluindo até sensores háptico e de força. Sendo as duas principais fabricantes de celulares do mundo, natural prever que elas convirjam nas ideias.

Qual pode ser a novidade do iPhone 18?

Enquanto o iPhone de tela pura fica para depois de 2026, a novidade que pode estrear no iPhone 18 é a câmera frontal em punch-hole — o famoso furo na tela. Esse visual já é adotado pela maioria dos celulares Android topo de linha.

O sonho da Apple é adotar uma câmera frontal que fique debaixo do display, que permite esconder o equipamento. Contudo, assim como aconteceu com as telas OLED para ter um iPhone sem bordas, a tecnologia de lente sob display que a Apple quer não terá o padrão Apple até 2026.

Como quem não tem cão caça com gato, restará à big tech usar a tecnologia que tiver. O uso de uma câmera frontal do tipo punch-hole dá mais espaço útil de tela — um dos motivos para eliminar totalmente as bordas.

Caso o rumor se concretize, será interessante ver o que a Apple fará com o Dynamic Island, um recurso muito útil que estreou no iPhone 14 e contornou o problema do notch grande no celular.

Com informações: The Elec, SamMobile, 9to5Mac e Android Headlines

iPhone com tela sem bordas não vai chegar em 2026

Adicionar aos favoritos o Link permanente.