Intoxicação alimentar: Você sabe identificar os sintomas?

A ingestão de alimentos ou água contaminados é classificada como Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar, ou DTHA. Um surto da doença pode ocorrer quando “duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local”, conforme o Ministério da Saúde.

Como identificar os sinais de intoxicação alimentar | abc+



Como identificar os sinais de intoxicação alimentar

Foto: Fotolia

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

No caso de doenças de “alta gravidade”, como Botulismo e Cólera, basta apenas a confirmação de um diagnóstico para ser considerado um surto.

A estimativa mais recente é que a intoxicação leve à morte cerca de 600 milhões de pessoas todos os anos, de acordo com as Nações Unidas. Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de DTHA.

Alimentos contaminados: uma ameaça à saúde*

Gangrena, salmonelose, gastroenterites, apendicite, febre tifóide e colite hemorrágica estão entre as complicações que podem surgir após a ingestão de alimentos contaminados. Comidas processadas como maionese, molho de tomate e milho enlatado são exemplos de itens que podem conter fungos, bactérias ou parasitas quando as condições de preparo, armazenamento e transporte não são adequadas.

“Esses microrganismos podem ser extremamente agressivos. Por exemplo, a Salmonella, comum em ovos e carnes mal cozidas, pode causar febre alta e diarreia severa, enquanto a Escherichia coli (E. coli) produtora de toxinas pode levar à insuficiência renal em casos graves”, explica o Dr. Thiago Piccirillo, clínico geral da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

*Fonte: Hospital São Camilo de São Paulo

LEIA TAMBÉM: Mulheres morrem após comer bolo no litoral norte; há pessoas hospitalizadas

Quais os tipos de intoxicação?

Conforme as Nações Unidas, a contaminação pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e substâncias químicas.

  • Bactérias: são a causa da maioria dos casos. Alguns exemplos: Salmonella, Shigella, Staphylococcus e E.coli;?
  • Vírus: esse é o segundo grupo de patógenos mais frequente nos episódios de intoxicação por alimentos. Rotavírus, norovírus, astrovírus, sapovírus e o vírus da hepatite A fazem parte dessa lista;?
  • Parasitas: Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Toxoplasma gondii e Ascaris lumbricoides, a popular lombriga, são quatro tipos de parasita que contaminam os alimentos;??
  • Agrotóxicos: certos tipos de herbicidas e de inseticidas usados na lavoura acumulam-se no organismo ao longo dos anos e podem levar a alterações glandulares, infertilidade e a doenças como o câncer. (Fonte: Vida Saudável / Albert Einstein)

O Ministério da Saúde reforça ainda que existem intoxicações causadas por toxinas naturais. Um exemplo disso são os cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como chumbo e agrotóxicos.

Quais são os sintomas de intoxicação alimentar?

Conforme conteúdo publicado pelo blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, perda de apetite, febre, fraqueza e dor de cabeça são os sintomas mais frequentes da intoxicação alimentar. Na maioria das vezes, eles desaparecem naturalmente em poucos dias — basta repousar, ingerir muito líquido (soro caseiro, inclusive) e fazer uma alimentação leve.?

No entanto, existem sinais que podem ser graves e exigir atendimento médico com rapidez:

  • diarreia que dura mais de três dias;
  • febre alta persistente;?
  • dificuldade para enxergar ou falar;?
  • sinais de desidratação como sede excessiva, fraqueza, tontura;?
  • dificuldade em manter líquidos no estômago;?
  • presença de sangue na urina.

Quadros graves podem exigir internação hospitalar, por isso, os sintomas não devem ser ignorados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.