Huawei diz que seu novo chip para IA compete com H100 da Nvidia

A Huawei está próxima de lançar o Ascend 910C, próxima geração de seu acelerador para IA na China. A empresa diz que seu novo chip é capaz de competir com soluções da Nvidia, então deve levar vantagem no mercado doméstico que encontra dificuldades para importar hardware dos EUA.

Segundo informações do Wall Street Journal, o Ascend 910C já está em fase de testes, e a fabricante enviou amostras para algumas de suas parceiras. Desse modo, gigantes como a Baidu, ByteDance e China Mobile estariam experimentando o novo chip. A Huawei afirma que ele tem performance comparável à Nvidia H100, mas não divulgou quais parâmetros foram usados para essa comparação.

Se o Ascend 910C cumprir as promessas de sua fabricante, o chip se tornará uma opção atrativa em relação ao HGX H20 que a Nvidia tem autorização para vender na China. Não só isso, o analista Dylan Patel estima que o novo chip da Huawei deve ser melhor até que o B20, versão “nerfada” do B200 que o time verde estaria preparando para o mercado chinês.

A fabricante chinesa pretende começar a distribuição oficial do Ascend 910C em outubro. Estimativas atuais colocam as primeiras encomendas em mais de 70.000 unidades, o que resultaria numa renda de US$ 2 bilhões para a Huawei.

Huawei se prepara contra novas sanções

Para conseguir aproveitar o potencial de seu novo chip de IA, a Huawei ainda precisa enfrentar algumas dificuldades. Para começar, rumores chegaram a afirmar que a empresa estaria enfrentando pouco rendimento na fabricação dos Ascend 910B.

Além disso, existem as constantes sanções dos EUA contra a China, que aparentemente vão ganhar novas restrições em breve – ainda que alguns políticos norte-americanos se oponham. Há boatos de que a Huawei estaria criando reservas de memórias HBM2E para se preparar contra mais bloqueios. Além disso, a companhia estaria incentivando a SMIC a fazer o mesmo com suas reservas de materiais e ferramentas para fabricação de chips.

Mais notícias:

Os atritos comerciais entre EUA e China têm feito empresas do país asiático recorrerem a opções menos ideais de chips para processamento de IA. Se o Ascend 910C realmente for um ótimo chip, ele deve abocanhar boa parte do mercado de produtos enfraquecidos, chips de contrabando e de GPUs domésticas customizadas para ter mais memória.

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.