AMD apresentará Ryzen AI 300 PRO, EPYC “Turin” e Instinct MI325X em outubro [RUMOR]

Um novo vazamento aponta que a AMD terá uma suposta apresentação para mostrar seus novos produtos, com os processadores Ryzen AI 300 PRO, EPYC “Turin” (de 5ª Geração) e as GPUs para inteligência artificial Instinct MI325X sendo introduzidos ao mercado no dia 10 de outubro de 2024.

O leaker “Hoang Anh Phu” também revelou que as APUs Strix Halo e a linha “Krackan Point” devem receber destaque apenas durante a CES 2025. A proposta seria primeiro mostrar o que o mercado de servidores tem a receber no fim deste ano, para depois revelar a próxima geração de produtos que chegarão ao consumidor doméstico.

Os processadores AMD Ryzen AI 300 PRO já foram vistos em alguns testes, com chips aprimorados que retém a configuração similar à vista nas versões “Strix”. Já o CPU EPYC de 5ª Geração terá duas variantes: uma com 128 núcleos Zen5 (4nm) e uma com 192 núcleos Zen5c (3nm) – compatíveis com os SoC existentes.

Já o acelerador Instinct MI325X será uma versão atualizada do MI300X, com a promessa de chegar a 288GB de HBM3E VRAM e até 6 TB/s de largura de banda. Sua capacidade computacional será de FP16/FP8 e ele permitirá até dois modelos de IA por servidor (mesmo modelos de 1 trilhão de parâmetros).

Veja mais:

Epyc Turin
AMD/Reprodução

O futuro da AMD

Se a AMD já tem tudo isso preparado para o ano de 2024, em 2025 eles devem vir com ainda mais produtos. As APUs Strix Halo podem trazer até 16 núcleos de CPU, 40 núcleos de GPU e um design chiplet – enquanto os Krackan Point podem mirar nas plataformas mainstream com design monolítico, porém com capacidade limitada de 8 núcleos de CPU e GPU.

Vale notar que, mesmo em meio a tantos projetos que estão trabalhando, nada foi confirmado pela corporação e seus planos podem ser alterados ou adiados subitamente.

AMD/Reprodução

Além disso, o vazamento não traz informações sobre as próximas GPUs Radeon – supostamente previstas para serem apresentadas ao público também na CES 2025. O objetivo da AMD é de trazer opções ao público em sua disputa contra a NVIDIA, cujas placas de vídeo GeForce RTX 50 podem chegar no início do próximo ano.

Fonte: WCCFTECH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.