Startups na China preferem RTX 4090 do que aceleradores H20 para IA

Pequenas empresas na China têm optado pela RTX 4090 para uso profissional em IA, em vez das GPUs H20, feitas especificamente para o segmento. Segundo reports do país, essas companhias têm encontrado uma relação melhor de custo x benefício nos modelos voltados para uso doméstico em PCs para jogos.

Devido às sanções comerciais que os EUA impõem à China a mais de um ano e meio, empresas buscam alternativas para processamento IA e HPC. A própria H20 é uma versão “nerfada” da H100 que a Nvidia fez para poder continuar vendendo seus produtos no gigantesco país asiático.

Sendo uma GPU de uso profissional, no entanto, as H20 custam um valor muito mais elevado e têm sido a opção de empresas maiores, segundo o WCCFTech. Gigantes como Alibaba, Tencent e Baidu têm preferência pelos aceleradores, enquanto companhias menores e startups têm optado pela RTX 4090.

Variante da RTX 4090 também tem sido uma opção

Alguns leitores devem se lembrar que a RTX 4090, na verdade, tem sua venda proibida na China. A Nvidia até fez uma versão mais limitada da placa para poder vender por lá, a RTX 4090D. Os reports, no entanto, informam que ainda não é difícil encontrar a RTX 4090 no mercado cinza e, mesmo com o valor maior por ser um item ilegal, ainda valeria mais a pena do que uma H20. Até mesmo a RTX 4090D tem sido mais procurada do que o acelerador próprio para IA da fabricante para a China.

Mais sobre Nvidia e China:

Vale lembrar ainda que modders estão criando versões customizadas da RTX 4090D com muito mais memória para tornar a placa uma opção melhor ainda para uso profissional em IA. Modelos com 48GB apareceram na internet, e até a RTX 4080 tem sido uma opção também, modificada para ter 32GB.

Por fim, vale ressaltar que algumas empresas chinesas ainda têm acesso aos chips mais poderosos da Nvidia para IA, como o A100 e o H100, por meio do contrabando.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.