FMS amplia público-alvo da vacina contra meningite em Teresina para adolescentes de 11 a 15 anos


A vacina está disponível em todos os postos de vacinação da capital, localizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Teresina Shopping. Vacinação contra meningite
Divulgação/Sesapi
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina ampliou temporariamente o público-alvo da vacina meningocócica ACWY, que previne contra quatro tipos de meningite, para adolescentes de 11 a 15 anos que ainda não foram vacinados.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O imunizante é originalmente destinado para adolescentes de 11 a 14 anos, e a ampliação do público-alvo acontece após uma orientação da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).
A vacina está disponível em todos os postos de vacinação da capital, localizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Teresina Shopping, na Zona Leste da cidade. Ao todo, a FMS recebeu 1.976 doses que estão próximas do vencimento.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Atualmente, a cobertura do público-alvo é de 61,49%. Pedimos aos pais que levem seus filhos para garantir a proteção contra essa doença”, reforçou a coordenadora de vacinação da pasta, Emanuelle Dias.
O que é meningite?
Vacina contra meningite
Arquivo/Agência Brasil
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por micro-organismos (vírus e bactérias), alergias a medicamentos e outros agentes.
As meningites bacterianas e virais são as mais comuns e que demandam maior atenção da saúde pública. A doença é endêmica no Brasil e casos são reportados ao longo de todo ano com surtos ocasionais, mas a forma bacteriana preocupa por sua gravidade.
A taxa de mortalidade causada pela doença é alta – de 20%. Os pacientes podem ter sequelas graves, como a perda de audição.
Os sintomas incluem febre, vômitos e dor muscular. Em casos como esses, os pacientes devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receberem os devidos cuidados médicos.
Importância da vacinação
Vacinação contra meningite no país está muito abaixo da meta da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, a meningite pode atingir todas as faixas etárias, mas o maior risco é para crianças menores de cinco anos, em especial as menores de um.
Apesar da faixa etária não ser a do público-alvo convocado para a vacinação, a FMS apontou que os adolescentes e jovens adultos são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.
“Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes”, ressaltou o órgão.
Ainda conforme a pasta, a adoção da medida visa aumentar a proteção contra a meningite; evitar a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos; e otimizar o uso das doses da vacina em virtude da baixa procura nos últimos anos.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
E
Adicionar aos favoritos o Link permanente.