Liberação do trânsito na ponte sobre o Rio Caí ganha data para acontecer; veja imagens

Há sete meses, a ponte da BR-116 sobre o Rio Caí, no limite entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, teve seu trânsito interrompido. As fortes chuvas do mês de maio fizeram com que um dos pilares da estrutura entrasse em colapso no dia 12, comprometendo toda a ponte e bloqueando completamente a travessia de um lado para o outro. Um mês e meio depois, em 27 de junho, a ponte de 142 metros inaugurada em 1941, foi implodida.

Construção está cerca de 85% concluída | abc+



Construção está cerca de 85% concluída

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Agora, aproximando-se dos últimos dias de 2024, a nova ponte, que vem sendo construída desde junho, está próxima de ser liberada para o trânsito, apesar de sua conclusão estar prevista para o início de 2025. Durante participação no Encontro do Ecossistema de Turismo, realizado em Nova Petrópolis na segunda-feira (9), o chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Vacaria, Daniel Bencke, anunciou que a ligação entre as cidades será aberta no dia 20 de dezembro.

“Nós estamos trabalhando em dois turnos para essa liberação. No final de outubro, a ponte estava 80% concluída e agora esperamos para o dia 20 a liberação do tráfego com 90% dela finalizada. O resto, que vai ficar para o primeiro trimestre de 2025, são ajustes finais. Essa é a nossa programação, a não ser que volte a acontecer algum evento climático que comece a chover agora e não pare mais”, anunciou Bencke. O prazo inicial era fevereiro de 2025 mas, graças a uma adequação da programação da empresa contratada, os trabalhos foram otimizados.



A nova estrutura possui 180,50 metros de comprimento, divididos em quatro vãos de comprimento de 30,20 metros e dois vãos de 29,85 metros. A largura total da obra é de 13 metros, sendo uma pista com duas faixas de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 2,50 metros e duas barreiras de 0,40 metros. A nova estrutura também possui 1,50 metros de altura a mais que a anterior.

O valor contratual da nova estrutura é de R$ 31.079.182,70. De acordo com o Ministério dos Transportes, que constrói a nova estrutura através do DNIT, a entrega oficial deverá ter presença do ministro Renan Filho.



Impacto no Turismo

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, destacou os impactos sentidos pelo município durante o período de interdição da ponte entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. “Não temos dados concretos sobre o quanto a interdição nos afetou, mas percebemos os reflexos, especialmente nos eventos como nas primeiras semanas do Festival da Primavera. Nossa cidade depende muito do público da serra e da região da uva e do vinho”, afirmou.

Wolf também pontuou a diferença sentida logo após a inauguração da Ponte da Cooperação, no dia 20 de setembro. “A ponte foi reaberta em uma sexta-feira, e já no sábado e domingo, durante o Festival da Primavera, notamos um aumento expressivo no número de visitantes. A presença de turistas melhorou muito. Foi um divisor de águas para o turismo local”, concluiu.

Citada pelo prefeito Darlei Wolf, a Ponte da Cooperação foi inaugurada no feriado da Revolução Farroupilha, em 20 de setembro, reconecta as comunidades de Nova Petrópolis e Caxias do Sul após 128 dias. Localizada na Vila Cristina, a estrutura facilita o deslocamento entre as cidades, com acesso direto de Caxias do Sul pela localidade de Sebastopol, a 1.500 metros, e de Nova Petrópolis pela estrada em direção a São José do Caí, a 700 metros à direita.



O nome “Ponte da Cooperação” vem do esforço conjunto de empresários das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Gramado, que se mobilizaram para viabilizar a construção de uma ponte provisória às margens do Rio Caí. Ela foi financiada pela campanha de arrecadação #ReConstruindoConexões, que buscava levantar R$ 1,2 milhão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.