SK Hynix aumentará preços de memórias DDR5 em 15 a 20%

A SK Hynix anunciou que vai aumentar o preço de venda de suas memórias DDR5 DRAM entre 15 e 20%. Sendo a segunda maior fabricante do mercado, possivelmente a Samsung e a Micron seguirão a sua tendência para estabelecer um novo padrão.

O motivo disto é o avanço das inteligências artificiais. Considerando que elas exigem GPUs cada vez mais poderosas e estas utilizam as memórias HBM, todas as fabricantes estão voltando sua produção para este segmento – enquanto as DRAM sofrerão com uma redução de produção e se tornarão escassas no mercado.

Divulgação/SK Hynix

De acordo com o UDN, a SK Hynix já informou sobre o aumento do preço de suas memórias DDR5 aos seus parceiros comerciais através de uma notificação. Ou seja, não deve demorar muito para ver este movimento refletir nos preços cobrados em lojas e plataformas de vendas.

Fabricantes menores, como a Nanya de Taiwan, ADATA e a TeamGroup, têm expectativas de se beneficiar do aumento de preço das demais para ter um aumento nas suas vendas – já que ainda há estoque de memórias DDR5 com custo de produção menor destas.

T-Create Master DDR5 OC R-DIMM
TeamGroup/Reprodução

Vale lembrar que a SK Hynix é a principal fornecedora de memória HBM para a NVIDIA, assim como é uma das mais cotadas a trazer o GDDR7 para suas próximas GPUs voltadas ao gaming. Com o aumento da produção destes, os chips de memória DDR5 tiveram sua produção reduzida e, consequentemente, cobrarão mais pelos modelos.

Veja mais:

Divulgação/NVIDIA

Aumento na SK Hynix é oportunidade aos outros

Como dito acima, com SK Hynix aumento o preço das memórias DDR5 – e a Samsung e Micron acompanhando o movimento – as menores ganharão mais espaço na indústria e poderão trazer opções aos consumidores.

A Nanya, por exemplo, conseguiu desenvolver memória DDR5 de 16Gb em processo de tecnologia 1B e já começou a enviá-la aos seus parceiros.

Samsung TSMC PLP
Divulgação/Samsung

Já a TeamGroup pode ver um aumento de 70% nas vendas de DRAM até o fim de 2024. Considerando que o hardware já representa 70% de toda sua receita (com os 30% restantes vindo das memórias NAND flash), são esperados impulsos nos lucros deste ano-fiscal para a fabricante.

Já a ADATA revelou que espera aumento significativo nas vendas de HBM, o que pode levar ela ao caminho que as demais estão seguindo – reduzindo a produção de memórias DDR5 e aumentando seus preços a cada trimestre.

Fonte: TweakTown

Adicionar aos favoritos o Link permanente.