Tambaqui com ‘espécie de tumor’ é encontrado em lagoa no Sul de Sergipe


De acordo com a Sema, estão sendo desenvolvidas estratégias de captura e tratamento do animal. Peixe com espécie de tumor na Lagoa dos Tambaquis
Reprodução
Um peixe com uma espécie de tumor foi registrado na Lagoa dos Tambaquis, em Estância, no Litoral Sul de Sergipe. O caso está sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente de Estância (Sema).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Representantes da pasta visitaram a área e localizaram o animal. “Possivelmente tem um tipo de infecção ou inflamação bacteriana ou fúngica. Pelas imagens, é possível entender que aquele dano foi causado por rede de pesca. Lembrando que é proibida a pesca do tambaqui e uso de arpão na pesca nas lagoas do Abaís”, disse o doutor em ecologia e representante da Sema, Ricardo Emídio.
Comerciantes se preocupam com situação encontrada em peixes na lagoa dos tambaquis
Ainda segundo ele, estão sendo desenvolvidas estratégias de captura e tratamento do animal junto à equipe de veterinários da secretaria de saúde. Não há risco de contaminação para os outros peixes e não foram encontrados outros animais nessa situação.
Quanto ao risco à saúde humana, o representante informou que a situação é acompanhada com a realização de testes regulares de qualidade da água, além do monitoramento da presença de caramujos.
Ponto turístico
A Lagoa dos Tambaquis é um dos lugares mais procurados do litoral Sul de Sergipe. Os próprios peixes, que dão nome ao local, também ajudam a preservar o ecossistema e prevenir doenças transmitidas aos banhistas, já que é um predador natural dos caramujos, principal agente transmissor da esquistossomose.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.