Versão atualizada de DOOM I & II facilita upload de mods roubados

Lançada oficialmente no dia 8 de agosto deste ano, a atual versão definitiva de DOOM I & II trouxe diversas novidades para os games, como o suporte à resolução 4K e taxas de até 120 FPS nos consoles mais poderosos. Ela também facilitou o acesso a mods criados em cima dos games, o que tem gerado alguma dor de cabeça entre criadores desse tipo de conteúdo.

Enquanto por um lado a adaptação feita pela Nightdive Studios garantiu compatibilidade com mais de 20 anos de criações, ela faz isso sem qualquer tipo de filtro. Em outras palavras, qualquer pessoa pode pegar uma modificação existente e fazer seu upload removendo qualquer crédito de seu desenvolvedor original.

Segundo o site RockPaperShotgun, a publicadora Bethesda não trouxe qualquer espécie de filtro para o sistema de distribuição de mods de DOOM I & II. Embora seja possível reportar qualquer criação pelo uso indevido de trabalhos alheios, não há qualquer mecanismo impedindo que eles sejam distribuídos novamente.

DOOM I & II violou a confiança de modders

Jean-Paul LeBreton, um desenvolvedor que trabalhou em BioShock e Psychonauts 2, que também produz vários mods para DOOM, criticou a decisão da Bethesda. Ao mesmo tempo que o sistema implementado deixa a burocracia de lado, ele também representa uma “grande brecha de confiança e uma coisa horrível feita com a comunidade que criou o fenômeno que está sendo monetizado”.

Versão atualizada de DOOM I & II facilita upload de mods roubados
Foto: Divulgação/Bethesda

A situação se torna mais complicada diante do fato de que essa não é a primeira vez que a companhia lida com um problema do tipo. Em 2015, ela foi forçada a cancelar seu sistema que permitiria a venda de mods pelo Steam Workshop justamente porque não tinha como verificar se um trabalho era fruto de roubo.

Até o momento, a companhia não se pronunciou sobre a situação, mas são poucas as chances de ela remover o sistema de mods de seu lançamento mais recente. No entanto, caso ela falhe em fornecer os créditos devidos, muitos criadores de conteúdos podem decidir que não querem mais ajudar a enriquecer gratuitamente os jogos publicados por ela.

Fonte: PC Gamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.