
A comunidade gamer dos jogos da FromSoftware é enorme, muitas ideias legais saem de lá. O Lighting Engine Mod de Dark Souls 2 é um deles, trazendo um sistema de iluminação muito mais avançado, além de melhores texturas e assets mais detalhados. O mod funciona na versão Scholar of the First Sin do jogo.
A modificação já vinha atraindo as atenções dos jogadores, mas agora até mesmo o Digital Foundry resolveu dar uma analisada profunda na criação do modder Ganaboy no Nexus Mods. O mod agora é um dos mais populares para o segundo jogo da franquia da FromSoftware.
O que o modder fez, basicamente, foi substituir a engine de iluminação de Dark Souls 2, trazendo um resultado visual visto nos jogos atuais. O mod permite também algumas mudanças nas configurações, como o Anti-Aliasing com soluções como NVIDIA DLAA e AMD FSR presentes.
É clara a grande diferença que não só a iluminação bem melhor traz, e consequentemente sombras mais reais, como também texturas mais detalhadas, terrenos refeitos, adicionando mais grama e árvores com mais folhas (e folhas mais reais, vale ressaltar).
Mod interfere nas mecânicas de iluminação de Dark Souls 2
Se em No-man’s Wharf, no jogo original, é preciso acender as tochas para abrir caminho, especialmente em uma primeira jogada, com o mod, essa questão é bem mais acentuada por conta da iluminação mais realista e dinâmica.
Tudo isso transforma a experiência visual de Dark Souls 2. Sim, somente a visual, já que o mod não faz qualquer alteração nas mecânicas de gameplay, existem outros mods que fazem isso, caso o gameplay original não o agrade.

Em termos de desempenho, o Digital Foundry testou com uma GeForce RTX 4080 e Ryzen 7 5700X, com o jogo rodando em 4K, e conseguiu 100 FPS cravados com a ferramenta de destravar quadros do mod. Não foi possível passar desse valor por conta de uma limitação do próprio jogo.
Segundo o desenvolvedor da modificação, mais novidades vêm aí, embora ele não tenha detalhado. E para quem prefere Dark Souls 3, ele ainda trará esse mod para o terceiro e último título da franquia.
Esse mod de Dark Souls 2 traz o que o trailer de gameplay de 2013 apresentou e não entregou, sendo um dos casos de downgrade mais conhecidos da indústria. Na verdade, o mod entrega ainda mais, já que estamos falando de uma década de diferença tecnológica.
Fonte: Digital Foundry