Servidores NVIDIA “Blackwell” são comprometidos com falta de componentes

A NVIDIA está com problemas para a fabricação de servidores “Blackwell“, voltados para a inteligência artificial. De acordo com o Taiwan Economic Daily, a produção está comprometida pela falta de componentes essenciais – o que impactou diretamente no cronograma de envio para fornecedores como Foxconn e Wistron.

Em específico, um dos maiores afetados pelos problemas de fornecimento é o resfriamento líquido dos servidores GB200 – já que um dos mecanismos utilizados para sua fabricação está em falta no mercado, criando uma fila de espera para a aquisição.

NVIDIA e MediaTek
Divulgação/NVIDIA

O Taiwan Economic Daily usa uma pesquisa da Bank of America como base, revelando que se a NVIDIA tiver problemas com o lançamento dos servidores de arquitetura “Blackwell”, eles promoverão os produtos da linha Hopper como GPUs H200 – que pode resolver a questão a curto prazo.

Mesmo que a fabricante não tenha confirmado a informação ou divulgado se realmente há problemas dentro da rede de fornecimento, caso a demanda por servidores “Blackwell” realmente seja tão alta quanto é divulgado, ao menos veremos uma quantidade limitada chegando à indústria no último trimestre de 2024.

NVIDIA GPUs H20
Divulgação/NVIDIA

Apesar de que seja vista uma falta de componentes no mercado, a NVIDIA mantém a previsão de produção dos servidores “Blackwell” B200 para o fim de 2024 – com um aumento de vendas e fluxo de receita esperado para ocorrer apenas em 2025.

Veja mais:

Complexidade dos servidores “Blackwell”

Os servidores “Blackwell” da NVIDIA, voltados para a indústria da inteligência artificial, tem como principal objetivo revolucionar o mercado através da integração de novas tecnologias e métodos com sua nova linha.

Porém, isto não ocorre sem que haja uma série de complexidades em sua produção – que conta com recursos e componentes de diversos fabricantes de todo o planeta. Porém, se há a falta de apenas um, toda a fabricação pode ser comprometida no processo.

NVIDIA anuncia corte de preços para GPUs H20 na China
NVIDIA/Reprodução

Ainda que tenha problemas na rede de fornecimento, a NVIDIA está “acostumada” com estas questões industriais durante o lançamento de novos produtos e formula diversos planos de backup – como o especificado acima, de destacar a arquitetura Hopper por mais algum tempo, pelo menos para manter sua receita em IAs até tudo voltar ao normal.

Fonte: WCCFTECH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.