ONDA DE FRIO: RS pode ter amanhecer com geada e temperatura de -6ºC nesta terça-feira; confira

O Rio Grande do Sul terá amanhecer entre os mais frios de 2024 nesta terça-feira (13), segundo a MetSul Meteorologia. O prognóstico aponta que a maior parte das cidades gaúchas terão mínimas perto de 0ºC ou negativas. Nos Campos de Cima da Serra, as mínimas podem cair até -6ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu quatro alertas por conta da onda de frio no Estado

RS pode ter amanhecer com geada e temperatura de -6ºC nesta terça-feira | abc+



RS pode ter amanhecer com geada e temperatura de -6ºC nesta terça-feira

Foto: Susi Mello/GES-Especial

No entanto, a massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que cobre o Estado, traz um dia de tempo aberto e ensolarado com amplos períodos de céu claro. Nas primeiras horas do dia, alguns pontos terão neblina e nevoeiro. A terça-feira também será marcada pelo registro de geada no território gaúcho.

Leia mais: Base Aérea de Canoas seguirá com voos comerciais após reabertura do Aeroporto Salgado Filho?

“Há possibilidade de mínimas abaixo de zero nesta terça na Serra do Sudeste, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra. Nos Aparados, o frio será tão intenso que haverá a formação no campo de needle ice ou agulhas de gelo, filamentos de gelo no solo em noites de frio muito intenso”, enfatiza a MetSul.

Veja também: Por que a Miss Universe Brasil 2023 não esteve na coroação da sua sucessora no RS?

Os meteorologistas ainda afirmam que “com ar frio enfraquecendo no decorrer do dia, aquece mais à tarde com máximas mais amenas que nesta segunda-feira. A maior parte dos municípios deve ter temperaturas máximas entre 15ºC e 18ºC.”

Confira: BR-116: Presidente Lula estará em São Leopoldo e Porto Alegre nesta semana

Por conta de um ciclone em mar aberto, que prolonga os dias da onda de frio no território gaúcho, a tendência é de que o mar fique muito agitado com ressaca nas praias. De acordo com aviso da Marinha do Brasil, as ondas podem chegar de 2,5 metros até 4 metros no litoral do RS e no catarinense. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.