IFSC aprova retomada do calendário acadêmico após suspensão da greve

O Conselho Superior do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) aprovou na segunda-feira (24) a retomada do Calendário Acadêmico Unificado. Os professores e servidores decidiram encerrar a greve deflagrada em abril.

Prédio do IFSC

Os conselheiros do IFSC também aprovaram a criação de dois novos cursos – Foto: Divulgação IFSC/Reprodução/ND

O conselho deliberou que o calendário poderá ser retomado a partir de quinta-feira (27). Na quarta (26), uma assembleia do Sinasefe-SC, sindicato que representa os trabalhadores do IFSC, vai definir uma data para o encerramento da greve.

A plenária nacional do Sinasefe decidiu suspender a greve dos professores e servidores técnicos dos institutos federais no sábado (22), após mais de 80 dias de paralisação. O governo federal deve convocar o sindicato para assinar o acordo na quarta-feira.

Assembleia do Sinasefe votou pelo fim da greve nos institutos federais

Assembleia do sindicato nacional no sábado (22) decidiu pelo fim da greve com 98 votos favoráveis – Foto: Reprodução/Sinasefe

Apesar da decisão do sindicato nacional, o fim da greve no IFSC depende da votação prevista para a assembleia local de quarta-feira. Os trabalhadores da instituição já sinalizaram a intenção de aceitar a proposta do governo.

“Em geral, a avaliação dos servidores é que, embora não tenham atendido boa parte da pauta de reivindicações inicialmente apresentada ao governo, as propostas conquistadas, sobretudo, nas últimas mesas de negociações dos TAEs e Docentes, representam uma importante vitória do movimento, que já é considerado um dos mais fortes da história do Sinasefe”, afirmou o sindicato.

Os conselheiros do IFSC vão realizar uma reunião extraordinária em 8 de julho para discutir ajustes no calendário acadêmico, suspenso desde 20 de maio.

Novos cursos no IFSC

O Conselho Superior do IFSC ainda aprovou na segunda-feira a criação de dois novos cursos. O Campus Araranguá vai ofertar a partir de 2025 a especialização a distância em Aprendizagem Ativa e suas Metodologias. Serão 40 vagas por turma para o curso de 18 meses.

Calendário acadêmico do IFSC será retomado após anúncio do fim da greve

O calendário acadêmico do IFSC está suspenso desde maio devido à greve de professores e técnicos – Foto: Divulgação IFSC/Reprodução/ND

Já no Campus Florianópolis-Continente, o curso técnico em Gastronomia subsequente ao ensino médio é um ajuste de nomenclatura do técnico em Cozinha. A mudança atende a atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Além disso, os conselheiros aprovaram a suspensão do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, do Campus Florianópolis, com o objetivo de priorizar a oferta do curso de Engenharia Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.