Curso gratuito da USP ensina como abrir uma startup

O Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), em parceria com a Bronstein, Zilberberg, Chueiri & Potenza Advogados, está com inscrições abertas para curso gratuito a estudantes universitários que pretendem ter um CNPJ e formalizar uma startup.

O curso está disponível gratuitamente na plataforma Coursera

Créditos: Divulgação/USP

O curso “Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira” está disponível gratuitamente na plataforma Coursera. As inscrições estão disponíveis clicando aqui.

A iniciativa traz atualizações que acompanham as constantes mudanças na legislação, cronograma flexível e conteúdo acessível a todos, independentemente da experiência prévia.

Conteúdo e outros detalhes do curso gratuito da USP

O curso, que tem duração total de 12 horas, conta com a presença de profissionais nas áreas de Direito, Contabilidade e Investimento, para que os participantes aprendam como oficializar uma empresa.

É possível entender como conseguir um CNPJ, como oficializar uma sociedade e os detalhes sobre os tipos de capital S.A., Ltda. e Eireli.

No curso gratuito o aluno também entenderá os diferentes tipos de contratação, regulamentação; como funcionam investimentos e valuation (cálculo do valor financeiro da empresa) para startups; conceitos básicos em planejamento fiscal e gestão financeira; como funciona a proteção intelectual, entre outros temas importantes para iniciar um negócio.

São quatro módulos disponíveis:

  1. Primeiros Passos, contendo estruturas jurídicas recentes;
  2. Proteção Intelectual, com tópicos como propriedade intelectual e suas diferentes famílias (propriedade industrial, direitos autorais, proteção de marcas e softwares), e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  3. Gestão Financeira, abordando impostos: tipos e como afetam o seu negócio, regimes tributários, cases voltados à área de tecnologia e direito trabalhista;
  4. Valuation e Investimentos, sobre os diferentes estágios de investimento para a sua startup, como e por que buscar investimento na hora certa, como calcular o valuation da sua startup e contratos comuns usados com investidores.

No final, os participantes estarão familiarizados com os principais conceitos, ferramentas e princípios de como regulamentar sua empresa, como geri-la financeiramente, como encontrar o seu modelo de negócio e como lidar com investimentos e investidores.

Além de vídeos, há sugestões de leituras e questionários para complementar o curso de como abrir uma startup.

Veja também: Evento gratuito da Alura ajuda quem busca graduação em tecnologia

Veja também: Cufa oferece cursos gratuitos na área de turismo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.