Cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido? E aparar os fios nas fases da Lua?

Suplementos, cortar o cabelo na fase certa da Lua ou mesmo apenas aparar as pontas. As lendas e mitos sobre o crescimento saudável dos fios se mistura aos fatos. Mas, afinal, qual é a verdade? 

LEIA MAIS: VÍDEO: Prefeito promete whey de graça caso o candidato que apoia seja eleito

Cortar os cabelos por si só ou em fases específicas da Lua pode ajudar no crescimento? | abc+



Cortar os cabelos por si só ou em fases específicas da Lua pode ajudar no crescimento?

Foto: Freepik

CONFIRA: Qual o nome de bebê mais bonito e sonoro do mundo, segundo a ciência?

“O benefício, em relação ao corte, é para manter a aparência do cabelo mais saudável”, explica a doutora dermatologista Aline Magnus.

Ela afirma que não há benefícios para a saúde dos fios o ato de cortar ou não, apenas para a parte estética. Mas e quanto a tudo que prometem que vai ajudar?

ENTENDA: VÍDEO: Skincare de cocô? Influencer viraliza ao usar fezes como ingrediente natural no rosto

Cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido? 

“Cortar os cabelos não auxilia no crescimento dos fios, isso é total mito”, diz Aline. A dermatologista explica que mexer nas pontas do cabelo, que é uma matéria morta, não vai mudar o que acontece na “fábrica” dele: a raiz.

“O que a gente faz na ponta do cabelo não tem o poder de alterar a velocidade de crescimento dos fios. Aliás, nada, na verdade, tem o poder de alterar a velocidade de crescimento dos fios.

FIQUE POR DENTRO: Exagerou na comida? Aprenda a fazer 3 sucos e suchás que ajudam na desintoxicação do organismo

As fases da Lua e os suplementos

Há pessoas que acreditem que, se cortarem em uma determinada fase da Lua, o cabelo irá crescer mais rápido ou devagar, e até ficará mais forte ou fraco. Mas Aline afirma que isso não acontece. E, assim como os astros não influenciam na velocidade de crescimento dos fios, os suplementos também não.

“Cortar o cabelo na Lua nova, na Lua crescente, no que for, também não tem benefícios em auxiliar a velocidade do crescimento dos fios”, afirma. “Nem suplementos, nem tratamentos, nem nada.”

Todos os meses, os fios crescem em média 1 centímetro. E isso pode ser alterado de forma negativa, conforme a dermatologista.

“O que pode alterar isso para baixo, para crescer mais devagar, é se o paciente tiver uma condição de saúde importante que possa levar à redução dessa velocidade.”

VEJA: 3 smoothies que trazem benefícios para a saúde do coração

Frequência certa para cortar os cabelos

A dermatologista explica que existem frequências recomendadas para cortar o cabelo, a depender das características dos fios. 

Os mais finos, por exemplo, são os que devem ser cortados em um intervalo de tempo mais curto, “porque eles quebram com mais facilidade, acabam enozando”.

Assim como os danificados por químicas, como alisamento e descoloração. “Porque as pontas vão ficando mais machucadas, ralas e quebradiças. E, se não aparar, vai dar um aspecto de cabelo que não está saudável.”

Já os cabelos saudáveis, que não passaram por química, tem a recomendação de um intervalo maior. No caso, o melhor é aparar as pontas entre dois a 3 meses.

Lembrando que isso não influencia na saúde capilar, apenas no aspecto visual. “Cortar os cabelos não vai deixar eles mais volumosos, fazer com que eles fiquem mais longos ou saudáveis”, ressalta Aline. 

“Vai dar um aspecto de cabelos mais cheios, porque vai tirar aquelas pontas ralas, ele vai ficar inteiro e visualmente vai parecer mais saudável.”

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

E se não cortar o cabelo?

Assim como cortar, quem prefere ficar tempos longos sem aparar as pontas também não está prejudicando a saúde do cabelo.

O que pode acontecer é os fios acabarem se tornando mais quebradiços e enozados. “Porque é um cabelo que não vai ficar com a ponta normal, com a sua cutícula mais celada, ela fica mais aberta”, explica. Assim, ela acaba quebrando mais facilmente e o visual pode ficar de fios danificados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.