ONDA DE CALOR: Quando será o pico com temperaturas de até 43°C e o que esperar a cada dia da semana

O domingo (2) é de alertas para o Rio Grande do Sul, desde baixa umidade até tempestades e onda de calor – esta última vigente até quarta-feira (5). Mas será que isso é um prelúdio do que espera os gaúchos no decorrer da semana?

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Banhistas no Paquetá em dia de calorão | abc+



Banhistas no Paquetá em dia de calorão

Foto: PAULO PIRES/GES

Tudo indica que sim. A MetSul Meteorologia informou neste domingo que é possível que as temperaturas excessivas sejam registradas no RS até o próximo fim de semana, quando os gaúchos devem aproveitar um breve alívio para, na sequência, enfrentarem o retorno do calor. 

Nesta semana, as máximas, podem alcançar até 43°C, devem contribuir para a ocorrência de tempestades severas, embora localizadas. Já neste domingo, algumas áreas podem registrar chuva. A Defesa Civil do Estado possui um alerta para temporais isolados, chuva forte, raios e eventual queda de granizo até as 21 horas para o nordeste, o norte e o litoral norte gaúcho. 

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

O que esperar a cada dia desta semana

Segunda-feira (3)

As temperaturas devem seguir em elevação nesta segunda-feira. À tarde, as máximas podem alcançar entre 37°C e 39°C do centro para o nordeste do RS. Na região metropolitana, os termômetros devem registrar entre 34°C e 36°C.

Terça-feira (4)

No quarto dia de fevereiro, o calor deve ser ainda mais intenso, o que os meteorologistas indicam como “dia escaldante” no Rio Grande do Sul. Boa parte das cidades podem registrar marcas acima dos 35°C. Municípios do centro e do sul do Estado, assim como a grande Porto Alegre, devem registrar máximas entre 36°C e 39°C, atrás apenas do oeste gaúcho, onde deve-se passar dos 40°C.

AFOGAMENTOS NO VERÃO: Socorrista do Samu dá dicas para evitar acidentes na água

Quarta-feira (5)

Último dia do alerta emitido neste domingo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira será um dia tórrido, assim como a terça-feira. Novamente, as temperaturas podem passar dos 35°C em boa parte das cidades, inclusive na Serra gaúcha. A região metropolitana deve registrar temperaturas entre 37°C e 38°C. Mas é no oeste que as marcas ficam ainda mais escaldantes: entre 40°C e 42°C.

Quinta-feira (6)

Em comparação aos dias anteriores, é o mais ameno. Haverá aumento de nuvens e chuva na maior parte do Estado. Apesar do abafamento gerado pela chegada da instabilidade, a região metropolitana ficará entre 32°C e 34°C, enquanto no oeste, entre 36°C e 39°C.

ALERTA: Perigoso escorpião-amarelo preocupa autoridades gaúchas: 9 cidades são principais áreas de infestação no RS

Sexta-feira (7)

A madrugada será quente e abafada, precedendo mais um dia muito quente no RS. Vários pontos devem registrar nuvens e pancadas de chuva, mas o aquecimento deve predominar. No oeste, região que deve sofrer mais, as marcas devem variar entre 37°C e 38°C.

Próximo fim de semana

O calor extremo vai ceder brevemente no sábado (8), antes de uma nova escalada no domingo (9), quando as máximas no interior gaúcho podem beirar os 40°C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.