“É um perigo”: buraco na calçada põe moradores em risco no bairro Estância Velha em Canoas

“Um buraco que só faz crescer.” Assim define a costureira Iraci Leocádia Noé, 57 anos, que convive com um buraco em frente a sua casa há quase seis meses, no bairro Estância Velha. Desde julho do ano passado, a moradora aguarda uma solução para o problema.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Buraco na rua São Joaquim, no bairro Estância Velha, aguarda conserto há quase seis meses



Buraco na rua São Joaquim, no bairro Estância Velha, aguarda conserto há quase seis meses

Foto: Reprodução

Com pedido protocolado no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) desde julho do ano passado, a moradora aguarda a Prefeitura de Canoas solucionar o problema. “O buraco está ficando fundo e chegando perto do muro. A parte coberta com concreto está oca, dá para ouvir”, conta.

A situação começou com um buraco ainda pequeno, mas que jorrava água limpa na calçada. Iraci entrou em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que resolveu a situação. “Eles fizeram um bom trabalho e disseram que tinha um cano de esgoto quebrado. Me falaram para entrar em contato com a prefeitura”, explica.

A reclamação foi feita no CAC no dia 30 de julho de 2024. Na mesma data, a solicitação de limpeza e manutenção de rede pluvial foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Obras (SMO) e para a Subprefeitura Distrital Nordeste. Desde então, o protocolo está parado.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

“A secretária da subprefeitura me informou que ainda estava em análise. Uma pessoa até veio tirar foto um tempo depois, mas nada foi resolvido”, relata Iraci. “Semana passada, liguei para a Secretaria de Obras e disseram que ninguém foi escolhido ainda [para a subprefeitura]. Passaram aqui na rua para limpar, mas não para consertar o buraco”, afirma.

A moradora da rua São Joaquim há 33 anos teme pela sua segurança e dos vizinhos. “É muito perigoso. Eu fico com medo. As crianças brincam na rua e se a bola cai no buraco, eles não sabem diferenciar, não tem essa noção. Também tenho vizinhos idosos. O medo é o buraco aumentar ainda mais e pegar outras casas e derrubar o meu muro.”

O buraco aberto acumula lixo, detritos da rua e sujeiras que vem com a chuva. A costureira ainda relata que a água da chuva escorre para dentro do buraco e que, nesses dias mais secos, a terra está rachando. “Está até criando mato de tanto tempo que está aberto”, observa. “É um descaso. É uma situação muito perigosa”, completa a moradora.

O que diz a Corsan 

A Corsan confirma que uma ação foi realizada na Rua São Joaquim, no bairro Estância Velha. A Companhia ainda relata que foi constatado problema na drenagem pluvial no local, situação de responsabilidade da prefeitura. 

O que diz a Prefeitura 

Por meio de nota, a Prefeitura de Canoas comunica nesta quarta-feira (22) que enviará uma equipe ao local para realizar uma vistoria. “Para que o problema possa ser solucionado no menor tempo possível”, destaca. A respeito de datas e prazos, a administração afirma que não é possível precisar pela alta demanda de outras vistorias na cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.