Trump assina ordem que adia banimento do TikTok nos EUA

Imediatamente após assumir seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump assinou uma ordem executiva que estende o prazo estabelecido na norma que obriga a ByteDance a vender sua participação no TikTok para um comprador norte-americano.

Na prática, a medida orienta o Procurador-geral a “não tomar nenhuma ação para fazer cumprir a Lei por um período de 75 dias”. Assim, a nova administração terá tempo para traçar a estratégia mais adequada para lidar com o “The Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act”.

O presidente norte-americano já trabalhou ativamente pelo banimento da plataforma chinesa no fim de seu primeiro mandato. Agora, está trabalhando para evitar seu bloqueio. Isso pode impactar aproximadamente 170 milhões de usuários espalhados pelos Estados Unidos.

No início de 2024, uma Lei apoiada por congressistas republicanos e democratas determinou, entre outras coisas, o banimento do TikTok. A plataforma chinesa tentou contestar a constitucionalidade da Lei na justiça, mas não obteve sucesso.

A diretriz passou a vigorar oficialmente no último domingo (19), quando a rede de vídeos verticais ficou brevemente fora do ar na região. Posteriormente, a Play Store e App Store removeram o aplicativo de suas lojas. Porém, quem não desinstalou o app, já pode voltar a utilizá-lo normalmente.

Trump mudou de discurso

A ordem executiva emitida por Trump também pede ao Departamento de Justiça que não aplique nenhuma penalidade ao TikTok ou outras empresas impactadas pela plataforma. A legislação prevê que, caso o app descumpra a norma, o governo pode tomar medidas punitivas, como multas, por exemplo.

A mudança de postura do presidente dos EUA é considerada bastante surpreendente. Isso porque o republicano foi um dos primeiros políticos do país a demonstrar profunda preocupação com um suposto compartilhamento de dados de usuários americanos com o governo chinês.

Aliás, durante a cerimônia de posse, Shou Zi Chew, CEO do TikTok, também marcou presença no evento.

VEJA TAMBÉM:

The post Trump assina ordem que adia banimento do TikTok nos EUA appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.