Sem ônibus na terça-feira? O que diz a Visac sobre paralisação de motoristas em Novo Hamburgo

A noite da segunda-feira (20) foi marcada por uma paralisação relâmpago dos motoristas da Viação Santa Clara (Visac), em Novo Hamburgo, e com promessa da ação se repetir na terça-feira (21). A categoria exigia o pagamento integral do adiantamento salarial, previsto para o dia 20 de cada mês. A mobilização aconteceu por volta das 20 horas, porém o serviço foi retomado instantes após conversa com a direção da empresa. O grupo de funcionários também informou que o serviço não deve ser interrompido nesta terça.

Motoristas da Visac fizeram nova paralisação na noite desta segunda-feira (20) | abc+



Motoristas da Visac fizeram nova paralisação na noite desta segunda-feira (20)

Foto: Ubiratan GES-Especial

Colaboradores da Visac, sob a condição de anonimato, informaram que a empresa depositou somente metade do valor. Por isso, aconteceu a mobilização nesta noite.

Leia mais: Menina de três anos cai na piscina de casa e morre afogada em Novo Hamburgo

Por meio de comunicado, a Visac disse aos funcionários que não havia “recursos suficientes para realizar o pagamento hoje [segunda-feira]” e se comprometeu a pagar o mais breve possível “com a entrada de novos recursos”.

Ao Grupo Sinos, o gerente da Visac, Fernando da Silveira, disse que a empresa foi surpreendida com a mobilização de um pequeno grupo de motoristas. Sobre o valor pago aos funcionários nesta segunda, ele lembrou que o acordo coletivo prevê que a empresa pague até 40% de adiantamento e reforçou que por conta do dinheiro em caixa foi possível depositar apenas 20%. “Para garantir que todos recebessem na data correta e acordada”, salienta.

“Não tem nenhum funcionário com salário atrasado. Nenhum funcionário está com seus benefícios de vale-refeição atrasados. Todos estão com esses valores em dia”, complementa. Silveira ainda disse que a empresa está rodando com a frota completa na cidade, cumprindo todos os horários. Ele explica que não foi realizada uma tabela de verão, tendo em vista que a quantidade de passageiros diminui em razão do período de férias. “Isso comprometeu parte da receita”, frisa. Silveira disse que está em contato com a prefeitura para avaliar a quantidade de passageiros nesse período, para que possam também avaliar a rodagem de ônibus.

Veja também: DJs ASSASSINADOS: Oito membros de facção vão a júri por emboscada e execuções em Novo Hamburgo

De acordo com a Visac, os pagamentos são feitos por meio dos valores tarifários, que são repassados à empresa por meio da Prefeitura, tendo em vista que o sistema bilhetagem é de responsabilidade da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). O vereador Ênio Brizola (PT) disse que conversou com o prefeito Gustavo Finck (PP) e que há expectativa de que nessa terça-feira o Executivo realize nova antecipação de valores tarifários para que possa ser feito o restante do pagamento do adiantamento salarial aos motoristas.

Vai ter paralisação na terça?

Silveira reforça que a empresa comunicou aos funcionários sobre a situação financeira e que se comprometeu em realizar o pagamento dos valores em aberto assim que os recursos estiverem disponíveis.

Motoristas da Visac fizeram nova paralisação na noite desta segunda-feira (20) | abc+



Motoristas da Visac fizeram nova paralisação na noite desta segunda-feira (20)

Foto: Ubiratan Júnior/GES-Especial

“Um grupo de motoristas se reuniu na porta da garagem, questionando e contestando essa informação dos 20% e 40%. Nos reunimos com eles e fizemos questão de esclarecer que a nossa prioridade é que na medida que os fluxos forem entrando, a gente vai repassar aos motoristas”, afirma. Segundo a Visac, a paralisação aconteceu em um horário de intervalo de motoristas e com isso não houve prejuízo a muitas linhas. O número de afetados ainda não foi divulgado. 

Sobre uma nova paralisação no fim da madrugada da terça-feira, quando iniciam os serviços de transporte público na cidade, Silveira diz que a empresa não tem informação oficial por parte do sindicato. “Estaremos presentes na garagem desde a primeira hora da manhã junto com toda a equipe para acompanhar esse movimento. Já acionamos o sindicato dos motoristas para que eles acompanhem, pois da parte da empresa não estamos deixando de respeitar o que está previsto em acordo coletivo”, salienta.

Silveira ainda pede aos motoristas para que “compreendam o momento e passem juntos por esse momento de dificuldade” e garante que “isso irá normalizar”. 

Veja vídeo 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.