VÍDEO: ‘Teto’ de avião se abre durante voo e piloto fica com visão comprometida

Durante um voo de treinamento acrobático, a piloto neerlandesa Narine Melkumjan, teve um dos momentos mais desafiadores de sua vida. A cobertura do avião em que pilotava se abriu durante o voo, deixando-a totalmente exposta e desprotegida contra os fortes ventos.

Narine estava realizando um voo de treinamento quando o teto se abriu - Redes sociais/Reprodução/ND

1
2

Narine estava realizando um voo de treinamento quando o teto se abriu – Redes sociais/Reprodução/ND

A piloto foi forçada a fazer um pouso forçado  - Redes sociais/Reprodução/ND

2
2

A piloto foi forçada a fazer um pouso forçado – Redes sociais/Reprodução/ND

Em relato, Narine conta que era seu segundo voo de treinamento acrobático daquele dia. O avião que estava pilotando era do modelo Extra 330LX, que pode chegar a 407 km/h em sua velocidade máxima.

Logo após sua decolagem a cobertura, que é a estrutura que está por cima do cockpit de um avião para proteger o piloto, abriu e se estilhaçou.

A abertura em pleno voo ocorreu pois, como a própria piloto contou em suas redes sociais, ela não verificou se o pino de travamento da canópia havia fechado corretamente.

Narine levou cerca de 28 horas para recuperar sua visão

Além da falta de verificação, a piloto comenta que cometeu outros erros crucias que dificultaram o controle da aeronave após o incidente.

“Também cometi o erro de ir para o campo de treinamento logo após me recuperar do COVID, sem dar ao meu corpo tempo suficiente para recuperar totalmente as forças. Além disso, voar sem qualquer proteção para os olhos tornou o voo ainda mais desafiador do que já era”, relatou em suas redes sociais.

Pela velocidade do vento que vinha diretamente em seu rosto, Narine levou cerca de 28 horas para recuperar totalmente sua visão.

Piloto se recuperando após pousar o avião

“O voo foi uma experiência angustiante, repleta de ruídos, dificuldades respiratórias e visibilidade prejudicada”, comentou Narine – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

A piloto comenta que o momento foi há alguns anos atrás, mas somente agora teve coragem de divulgá-lo. Ao final de seu depoimento, ela ainda manda uma mensagem para seus companheiros.

“Se você é um piloto e está assistindo a isso, espero que minha história sirva como um alerta e que você aprenda com meu erro. Lamento ter demorado tanto para compartilhar este vídeo. Não é fácil divulgar minhas vulnerabilidades para o mundo ver. No entanto, percebi como é importante ser transparente sobre as nossas deficiências e as lições que aprendemos ao longo do caminho. Para todos os meus colegas pilotos, voem com segurança”.

Confira o vídeo da piloto no avião

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Narine Melkumjan (@narinemelkumjan)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.