Fotografias de canoenses atingidos pela enchente serão exibidas na CCMQ e no Centro Cultural da UFRGS

Em meio ao cenário trágico da enchente, Gideon Mendel, fotógrafo sul-africano radicado em Londres, viajou para o Rio Grande do Sul com um objetivo claro: registrar a maior tragédia climática do Estado. Em maio deste ano, Mendel fotografou bairros como Centro Histórico, região das Ilhas e Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre, e Mathias Velho, em Canoas.

Leonardo Teixeira foi fotografado por Gideon Mendel em frente à sua casa, no bairro Mathias Velho



Leonardo Teixeira foi fotografado por Gideon Mendel em frente à sua casa, no bairro Mathias Velho

Foto: Gideon Mendel/Divulgação

Nos dias 14 e 15 de agosto, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abrem a exposição “Reflexos da Emergência”, que mostra ao público o trabalho fotográfico realizado pelo artista no Estado e em outros países do mundo, como Tailândia, Nigéria, Estados Unidos, França, Inglaterra e Paquistão. Reconhecido internacionalmente, Gideon já foi premiado seis vezes pelo World Press Awards, um dos mais relevantes na categoria.

Na CCMQ (Rua dos Andradas, 736), o lançamento da exposição acontece no dia 14 de agosto, às 18h30min, junto ao evento oficial de reabertura da Casa. Fotografias em grande formato serão expostas na fachada da CCMQ. A entrada é franca.

No Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), a inauguração da mostra será no dia 15 de agosto, às 19h. Exibidas na Sala Nogueira, o público poderá visualizar imagens de prédios históricos da capital que ficaram submersos pela água.

Lado a lado a fotografias de outros continentes, atingidos por tragédias semelhantes, os espectadores terão uma dimensão do projeto Drowning World (Mundo afogado), já realizado por Gideon em mais de 10 países. A entrada também é gratuita.

O projeto conta, ainda, com a realização de uma chamada aberta para fotógrafos e artistas locais que registraram a inundação. Os profissionais selecionados participarão de uma experiência de edição de fotos coletiva, guiada por Gideon Mendel, a ser realizada em outubro, de forma remota. A intenção é que fotógrafos gaúchos tenham a oportunidade de olhar novamente para as próprias imagens produzidas, com mais tempo e a partir das trocas coletivas.

Para o artista, mostrar as fotografias na cidade é uma parte importante de seu trabalho. “É muito emocionante ver as minhas fotografias expostas na reabertura da Casa de Cultura ao público, assim como exibí-las no Centro Cultural de uma universidade. É como se fechasse um ciclo quando o trabalho retorna para o lugar em que ele foi feito. Desejo que esse encontro com as fotografias possa também significar uma reconstrução, porque sabemos que o impacto foi tanto para as estruturas físicas dos lugares quanto para as estruturas pessoais e emocionais”, explica Gideon Mendel.

Gideon Mendel em visita ao bairro Mathias Velho, em Canoas



Gideon Mendel em visita ao bairro Mathias Velho, em Canoas

Foto: Anna Ortega/Divulgação

A curadoria da exposição é de Anna Ortega, jornalista, artista e produtora local do trabalho de Gideon, e Luísa Kiefer, jornalista, pesquisadora e curadora independente. “Desejamos que a exposição seja uma oportunidade para o público olhar novamente e questionar o nosso senso de estabilidade e segurança, provocando o pensamento sobre o que vem acontecendo diante de nós”, pontuam.

Reflexos da Emergência

Exposição de Gideon Mendel, curadoria Anna Ortega e Luísa Kiefer

Casa de Cultura Mario Quintana
Abertura quarta-feira, 14/08, às 18h30min
Fachada da CCMQ
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre
Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Centro Cultural da UFRGS
Sala Nogueira
Abertura quinta-feira, 15/08, às 19h
Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro – Porto Alegre
Visitação até 04/10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.