Duas praias de SC disputam título de primeira Reserva Nacional de Surfe; saiba quais

Duas praias catarinenses estão concorrendo ao posto de primeira Reserva Nacional de Surfe no Brasil. A iniciativa do Instituto APRENDER Ecologia – inspirada no National Surfing Reserves da Austrália e no Programa Mundial de Reservas de Surf – tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e fomentar a cultura do surf em praias brasileiras.

Praia do Moçambique, em Florianópolis

As praias do Moçambique (foto), em Florianópolis, e do Sumidouro, em São Francisco do Sul, disputam título de primeira Reserva Nacional de Surfe – Foto: Allan Carvalho/Prefeitura Municipal de Florianópolis/ND

As praias do Moçambique, em Florianópolis, e do Sumidouro, em São Francisco do Sul, disputam ao lado da praia do Francês, em Alagoas, do Itamambuca, em São Paulo, e de Regência, no Espírito Santo.

Praia do Sumidouro, em São Francisco do Sul – Foto: Sumidouro, em São Francisco do Sul

As inscrições, que tiveram início em 15 de junho e foram encerradas no dia 30 de julho deste ano, foram realizadas pelas comunidades. O resultado será divulgado em 31 de agosto.

As candidatas ao título de reserva nacional serão avaliadas com base em critérios como a qualidade e consistência das ondas, características socioecológicas do ecossistema de surf, cultura e história do surf local, além do engajamento comunitário e capacidade de governança e sustentabilidade.

A designação como reserva terá duração de dois anos. Após o anúncio da vencedora, a praia nomeada deverá formar um Comitê de Gestão Local e organizar um evento de celebração da nomeação. Em seguida, um Plano de Gestão deverá ser elaborado.

Além das duas praias, SC já tem representante na Reserva Mundial de Surf

Outra praia catarinense é a representante brasileira da Reserva Mundial de Surf. Trata-se da Guarda do Embaú, localizada na divisa entre os municípios de Palhoça e Paulo Lopes, e conhecida como um dos melhores picos de surfe do Brasil.

A Guarda do Embaú sedia competições de surf profissional e amador locais, estaduais e nacionais. Além disso, abriga uma onda lendária que quebra na foz do Rio Do Madre durante todo o ano. No local, os melhores meses para as ondas são durante a estação chuvosa (verão e parte do outono), mas há ondas durante todo o ano.

A Guarda do Embaú sedia competições de surf profissional e amador locais, estaduais e nacionais – Foto: Mauro Goulart/Prefeitura Municipal de Palhoça/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.