Micron começa produção em massa de NAND da 9ª geração

A Micron anunciou o início da produção em massa de sua geração mais recente de memórias NAND para SSDs. A 9ª geração dos componentes alcança as maiores velocidades de transferência de dados da indústria, segundo a fabricante, oferecendo 3,6GB/s.

Com o nome comercial de Micron G9 NAND, as memórias são do tipo TLC e já fazem sua estreia em um SSD da companhia – o Micron 2650. Os componentes serão vendidos para clientes da fabricante também, para criação de SSDs de terceiros.

Imagem mostra detalhes das G9 NAND.
Fonte: Micron

“Pela terceira geração seguida, a Micron liderou a indústria ao introduzir tecnologia NAND de ponta e inovadora. Produtos integrando a G9 NAND vão oferecer benefícios perceptíveis de performance sobre ofertas da competição”, declarou Sumit Sadana, um dos executivos da empresa. “As G9 NAND vão servir como fundamento para inovações em armazenamento, entregando valor aos consumidores em todos os mercados”.

A nova geração de memórias NAND, segundo sua fabricante, oferece chips até 73% mais densos, o que resulta em até 28% mais eficiência de espaço. Ou seja, as memórias ocupam menos espaço físico no drive, resultando em produtos menores, ou do mesmo tamanho com mais chips NAND.

O SSD Micron 2650

Conforme mencionado, a companhia anunciou a produção em massa de suas G9 NAND em conjunto com um SSD que usa os produtos. Trata-se de um drive Gen 4 que conseguiu superar concorrentes em testes no PCMark 10, de acordo com a Micron:

Performance do SSD Micron 2650 no PCMark 10.
Fonte: Micron

“Nos aproximando de níveis teóricos de saturação para PCIe Gen 4, o SSD Micron 2650 usa nossas novas G9 NAND para forçar as fronteiras do que um SSD TLC pode alcançar. Com pontuações até 38% maiores no benchmark PCMark 10 do que soluções competitivas, este drive deve redefinir a experiência do usuário nessa classe de SSD”, declarou Prasad Alluri, vice-presidente de armazenamento para clientes da companhia.

A “saturação” do PCIe Gen 4 mencionada significa chegar ao limite da performance que a interface consegue oferecer. Desse modo, o novo SSD com G9 NAND alcança velocidades de leitura de até 7.000MB/s. A Micron optou por não revelar suas velocidades de gravação ou seu preço neste momento.

Fonte: TechPowerUp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.