Destino de cães do abrigo do Hotel da Fenac muda; entenda

Voluntários decidiram levar os cães resgatados da enchente, que estavam no Hotel da Fenac, para lares temporários ou para adoções. Os animais precisaram deixar o prédio nesta segunda-feira (29) e serão encaminhados para lares temporários, ficando à disposição da comunidade para adoções.

Interessados em adotar devem entrar em contato pelo Instagram @animaisdaenchente_nh, onde recebem informações sobre como proceder. 

''Tigrado' foi levado para um lar temporário, a casa dos pais da assistente administrativo, Fernanda Becker, 42 anos | abc+



”Tigrado’ foi levado para um lar temporário, a casa dos pais da assistente administrativo, Fernanda Becker, 42 anos

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Na sexta-feira (26), voluntários e Prefeitura informaram que os cães, não adotados nas feiras do final de semana, iriam para o Canil Municipal. Mas a medida foi modificada. Segundo uma das voluntárias, a esteticista Lisandra Dietrich, 29 anos, há um apego com os bichinhos.

Com isso, voluntários criaram grupos de apadrinhamento dos cachorros para que consigam pagar os locais específicos que os recebem. “Não conseguimos imaginar os bichinhos morando dentro de um canil, 24 horas presos. Soubemos que há muitos cães lá e nos mobilizamos desde sábado”, frisa Lisandra. O espaço foi entregue às 17 horas desta segunda.

De acordo com a Prefeitura, os caninos não irão neste primeiro momento para o Canil Municipal. “Em conversa com as veterinárias contratadas e em conjunto com os voluntários, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) encaminhará os 15 cães abrigados, dentre alguns em tratamento pós-cirúrgicos, para lares temporários por 30 dias. Não tendo custo ao município”, informou a Administração.

Na manhã desta segunda, duas histórias foram registradas pela reportagem no local. Uma delas é do Tigrado, um dos cães que foi levado para um lar temporário, a casa dos pais da assistente administrativa Fernanda Becker, 42. O cão adulto, que está com cinomose, precisa de cuidados. “Conversei com meus pais para oferecer um lar temporário”, detalha.

A outra história de um cão foi para a casa da filha da comerciante Maria Helena Martins de Oliveira, 60. “Como não posso pegar ele, pois já tenho 10 cães e mais os de rua que cuido, ele ficará com minha filha, mas ficarei perto dele”, completou a comerciante, que acompanha a situação de cães para adoção em redes sociais.

Obra e limpeza

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) informou nesta segunda-feira que a Diretoria de Controle e Bem Estar Animal (DCBEA) realizará uma obra de ampliação do canil municipal, com vinte novas baias para aumento da capacidade para atendimento.

Quanto ao prédio do Hotel da Fenac, a limpeza completa começará na terça-feira (30). Após a limpeza completa, a Semam entregará o espaço para a administração da Fenac, responsável pelo espaço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.