Antagônicos, Topázio e Pedrão têm candidaturas homologadas na Capital

Antagônicos, Topázio e Pedrão têm candidaturas homologadas

O final de semana foi marcado em Florianópolis pela oficialização de mais dois nomes para disputar a prefeitura. Porém, as semelhanças ficam apenas no final de semana escolhido para os atos. São projetos completamente antagônicos. De um lado o prefeito Topázio Neto (PSD) que teve seu nome homologado na convenção do PSD, no sábado (27) e de outro o ex-vereador Pedrão, cuja convenção do seu PP ocorreu no domingo (28).

Enquanto Topázio buscará uma reeleição numa gigantesca coligação, que terá além do PSD, o PL, indicando a vice Maryanne Mattos e também os demais partidos: MDB, Novo, Republicanos e Podemos; Pedrão vai para a disputa em chapa pura, tendo como vice o coronel Marcelo Pontes, coligado apenas com o minúsculo PRD. As convenções de ambos os partidos também serviram para aprovar as respectivas chapas de candidatos a vereador (a).

Exército nas ruas

Inegável a força da coligação em torno do prefeito Topázio. Com as convenções dos vários partidos coligados marcada para o mesmo dia, o CentroSul, palco das reuniões, ficou lotado. É sem dúvidas a grande vantagem do prefeito para a disputa. Em exército de candidatos a vereador, sem falar de funcionários comissionados tanto da prefeitura quanto do Governo do Estado, já que o PL é seu mais novo aliado.

Coligação Frankenstein

O interessante dessa nova engenharia política em torno do prefeito Topázio, é que o principal aliado do prefeito, o PL, é um corpo estranho. Porém, um corpo estranho que tomou a cabeça. É uma coligação meio que Frankenstein. O corpo ainda é formado por partidos e aliados da eleição de 2020, uma fórmula desenha pelo ex-prefeito Gean, que hoje está em outro projeto. Porém, a cabeça, foi tomada pelo PL que agora divide espaço e poder com o PSD do prefeito. Esse Frankenstein terá que andar seguindo duas ordens. Será mais ou menos um corpo ordenado ao mesmo tempo para ir à direita e à esquerda.

Topázio com seu novo padrinho político, o governador Jorginho

Coligação Frankenstein (II)

Para ilustrar a nota acima, da Coligação Frankenstein, vou citar um ocorrido na semana passada que deixa bem claro.

PL e PSD vivem em pé de guerra em nível estadual. Disputam espaço para 2026. Só que o prefeito Topázio, que “pertence” ao PSD resolveu trazer o PL como parceiro principal. Agora ambos os partidos disputam o comando sobre o prefeito.

Informações de bastidores dão conta que semana passada o PSD chegou a colocar a faca no pescoço do prefeito o obrigando a ir até a convenção que homologou a candidatura do prefeito Orvino Coelho de Ávila, em São José, mesmo num cenário em que a principal concorrente é a ex-prefeita Adeliana, apadrinhada pelo governador Jorginho Mello.

O ultimato foi de que se Topázio não comparecesse em São José, as lideranças da cúpula estadual do PSD não o prestigiariam a sua convenção no sábado passado. Foi uma cobrança de fidelidade do prefeito, diante de boatos de que o perderão para o PL depois das eleições.

Coligação Frankenstein (III)

Ocorreu que o prefeito foi a São José e se indispôs com o governador Jorginho que não gostou. Mas, o troco do campo liberal veio rápido em plena convenção de Topázio.

Do nada, Jorginho tirou do bolso a ex-primeira dama da República, Michele Bolsonaro, que apareceu na convenção do prefeito da Capital. Com esse trunfo Jorginho dominou completamente os holofotes das convenções dos partidos que apoiam o prefeito e até pareceu que os dirigentes do PSD estadual como João Rodrigues e Eron Giordani, sequer passaram pelo local. Nem apareceram nas fotos!

Topázio em um palco cercado apenas por lideranças do PL aparecendo pra foto

Pedrão homologado

O PP da Capital vai de chapa pura. Sua convenção ocorreu no auditório do Hotel Cambirela, no domingo, dia 28. No ato foi aprovada a candidatura de Pedrão para prefeito, coronel Marcelo Pontes para vice-prefeito, vereadores e vereadoras. Também foi aprovada a coligação entre PP e PRD.

Pedrão falou sobre a importância do evento. “Sem a máquina do estado, prefeitura, e vários partidos, fizemos  uma convenção histórica. Mostramos a valorização da nossa cultura com o boi de mamão e o rancho de amor a ilha no gogó”, disse. Pedrão também ressaltou a união do partido. “O Progressistas unificou o partido e volta às eleições em Florianópolis em grande estilo, com quase metade das candidaturas para a câmara de vereadores sendo mulheres, em homenagem à força e a competência da Dona Ângela, que foi a melhor prefeita de Florianópolis”, finalizou

Pedrão e coronel Pontes foram homologados

Coronel Pontes defende mudança

Em entrevista na Jovem Pan, o Coronel Marcelo Pontes, candidato a vice-prefeito na chapa de Pedrão, falou sobre sua carreira de 35 anos na Polícia Militar, a nova fase agora na política e  o seu olhar sobre as necessidades da capital catarinense.  Ele afirmou que Florianópolis precisa tomar atitudes mais efetivas em relação às pessoas em situação de rua. “Nós precisamos voltar a valorizar a Força Tarefa DOA, era uma força tarefa que não tinha vaidades, haviam operações definidas, de forma integrada e colaborativa”, disse.

Coronel Pontes durante entrevista

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Voz feminina

Como anunciado em seu discurso na convenção do PSDB, Dário Berger reafirmou seu compromisso de espaço e voz às mulheres em seu projeto rumo ao executivo municipal. O pré-candidato a prefeito de Florianópolis visitou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis para  identificar as principais demandas atuais dessa instituição que presta um serviço essencial ao Sistema Único de Saúde.

A saúde feminina foi pauta importante em seu mandato como Senador. Dário Berger foi responsável pela aprovação do Projeto de Lei 374/2014, que assegura a realização de exames citopatológicos do colo uterino, mamográficos e de colonoscopia a todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade, independentemente da idade. O texto foi sancionado em 2022, marcando um avanço significativo para a saúde das mulheres no Brasil.

Dário fazendo a visita a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis

PL desunido

Interessante como falta unidade ao PL Catarinense. Um claro sinal disso ocorre nos apoios dados por suas lideranças aos candidatos a prefeito de São José. Enquanto Júlia Zanatta está com Orvino Coelho de Ávila – mesmo contrariando decisão da direção nacional da sigla que proíbe apoio a candidato de outro partido – outros deputados federais da sigla estão com Adeliana Dal Pont. É o caso de Zé Trovão que já gravou com Adeliana ou Daniela Reinehr que esteve presente na convenção do PL no município, na semana passada. Ainda no final de semana foi Carol De Toni que gravou ao lado de Adeliana, lhe conferindo seu apoio.

Júlia com Orvino e Carol de Toni com Adeliana

Vaga no Senado

Essa divisão de apoios em São José antecipa um confronto que vai acontecer lá em 2026, que é por uma vaga no Senado. As deputadas Júlia Zanatta e Carol de Toni estão em garimpando apoios. Uma busca apoio dentro do partido; já a outra busca fora do partido, inclusive no PSD, que, muito provavelmente, será oposição ao projeto do PL em SC.  Lembrando que Carol é parlamentar de segundo mandato e tem preferência na disputa.

Apoios

Os candidatos a prefeito dão tanto valor para esses apoios de outros políticos, que parecem achar que o povo é tolo. Parecem-me superestimados esses apoios. Em eleição para prefeito, o eleitor vota no candidato, naquilo que ele já fez ou poderá fazer por sua cidade. O resto é “encheção de linguiça”.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

O post Antagônicos, Topázio e Pedrão têm candidaturas homologadas na Capital apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.