Rinoceronte, pica-pau e mais: espécies de animais extintos nos últimos anos e você não sabia

O planeta terra é o lar de inúmeros animais e ao passar dos anos, o ser humano foi tirando isso deles. Várias espécies sofrem com o desmatamento e caça ilegal no Brasil e no mundo.

Pica-pau e rinoceronte extintos

Animais extintos que você não sabia – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Algumas espécies estão na luta e outras até conseguiram fugir do cenário da extinção global. Mas algumas não tiveram a mesma sorte e não dizimados do planeta terra.

Confira os animais extintos nos últimos anos e você não sabia

Rinoceronte-negro-ocidental

O rinoceronte-negro-ocidental foi alvo proeminente de caçadores no início do século XX, mas a população cresceu nos anos 30 depois que medidas de preservação foram tomadas.

A caça ilegal contínuo, e em 2000 era estimado que apenas 10 animais sobreviveram. Em 2001, o número diminuiu para 5.

Um dos motivos mais fortes para a extinção da espécie reside na abrangência da caça ilegal, e na ineficiência dos esforços para prevenção da prática. O rinoceronte-negro-ocidental foi avistado pela última vez em 2006, no Camarões. Foi oficialmente declarado extinto em 2011.

Rinoceronte extinto

Animais extintos: rinoceronte-negro-ocidental foi declaro extinto em 2011 – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Golfinho Baiji

O golfinho chinês de água doce, conhecido como Baiji, foi declarada extinta em 2007. A causa de seu desaparecimento é a atividade humana, afirmaram cientistas da ZSL (Sociedade Zoológica de Londres).

Segundo os membros da organização, este golfinho é o primeiro cetáceo a desaparecer da Terra como resultado direto da influência do homem, devido à pesca desregulada.

Golfinho extinto

O golfinho chinês de água doce, conhecido como Baiji, é mais um dos animais extintos – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Pica-Pau Bico de Marfim

Visto pela última vez em 1944, a extinção da espécie foi causada, na maioria, pela exploração descontrolada de madeira.

Sem mais registros confiáveis durante todos esses anos, a maioria dos ornitólogos acredita que a espécie esteja extinta.

A espécie foi declara extinta em 2021, após o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos anunciar o plano de remover da lista da Lei de Espécies Ameaçadas 22 espécies de animais, incluindo o pica-pau-bico-de-marfim.

Pica-pau extinto

Animais extintos: visto pela última vez em 1944, a extinção da espécie foi causada pela exploração descontrolada de madeira – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.