Feira virtual de empregabilidade reúne 2.100 vagas de trabalho na região Sudeste para portadores de deficiências; veja como se candidatar


5ª edição da ‘Inclui PcD’ acontece entre os dias 17 e 18 de setembro e reúne ofertas de vagas de trabalho em estados como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Evento comemora o ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’, em 21 de setembro. Vagas voltadas a Pessoas com Deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS.
Ricardo Giusti/PMPA
Para ajudar a reverter o cenário da falta de contratação e retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a cidade de São Paulo recebe nesta semana a 5ª edição da feira virtual de empregabilidade ‘Inclui PcD’.
O evento acontece entre os dias 17 e 18 de setembro e já reúne 2.800 vagas disponíveis no Brasil, sendo 2.106 na região Sudeste do país (1.834 no estado de SP, 162 no Espírito Santo, 61 em Minas Gerais e 49 no Rio de Janeiro).
Empresas como Grupo Pão de Açucar (GPA), Beiersdorf, Serasa, Siemens, Vivo, Zurich, Petrobras, M. Dias Branco, Sercom Digital, entre outras companhias, estarão ofertando vagas de trabalho para esse segmento da sociedade no país.
Empresas e candidatos interessados em participar da Inclui PcD podem se inscrever e cadastrar vagas gratuitamente no site da feira (https://incluipcd.com.br/).
O encontro também conta com lives e palestras das empresas participantes para os 80 mil candidatos já cadastrados, que podem tomar dicas de como se inserir no mercado de trabalho e garimpar novas oportunidades.
Histórico de luta
A feira acontece todos os anos em comemoração ao ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’, em 21 de setembro. Ela surgiu em 2020 com o intuito de diminuir os impactos causados pela pandemia e já reuniu 35 mil vagas no total.
“Para esta edição, a expectativa é oferecer 2.800 vagas totais, distribuídas entre as 100 grandes companhias participantes. Os postos de trabalho são em diferentes áreas, além de níveis, cargos e modelos de trabalho distintos”, dizem os representantes da Egalite, startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência que organizam o evento virtual.
Em 2023, dos candidatos inscritos, 48,34% possuíam Ensino Superior e 23,03% Pós-Graduação.
Segundo a Egalite, a maior parte dos candidatos contemplados tinham qualificação elevada, com destaque para Ensino Superior e Pós-Graduação, fator relevante ao planejar estratégias de recrutamento e seleção.
“Não é apenas em 21 de Setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, que precisamos falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e promover mudanças de atitude e de cultura nas empresas, é ao longo do ano inteiro”, afirmou Guilherme Braga, CEO da Egalite.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.