Esqueça a regra dos 7 anos! Aprenda a calcular corretamente a idade do seu cachorro

É inegável que cachorros se tornaram os melhores amigos dos humanos. Seja filhote ou crescidinho, sempre que um novo amigo chega ao lar, os tutores ficam na dúvida sobre como calcular a idade do seu cachorro.

Imagem mostra um cachorro pinscher. Se você tem um cachorro da raça, aprenda a calcular a idade do seu cachorro

O nome pinscher refere-se, de maneira afetuosa, a algo pequeno – Foto: Dog Hero/Reprodução/ND

Um estudo feito pela Enciclopédia Britânica revelou que calcular a idade do seu cachorro levando em consideração que “1 ano humano equivale a 7 anos caninos”, pode não representar o real envelhecimento do animal.

Como calcular a idade do seu cachorro?

O estudo afirma que o cálculo não leva em consideração outras características que afetam o envelhecimento, que pode depender de outros fatores, desde a raça, tamanho, genética, alimentação e doenças.

Imagem mostra um cachorro dogue alemão. Se você tem um cachorro da raça, aprenda a calcular a idade do seu cachorro

O dogue alemão é um cão de porte grande, bem humorado e companheiro. Animais dessa raça podem pesar mais de 30 quilos e medir 50cm (centímetros) – Foto: Martin Tajmr/Pixabay/ND

Por exemplo, cachorros de raças grandes, como São Bernardo ou Dogue Alemão, envelhecem muito mais rápido do que raças pequenas, como Chihuahua ou Beagles, que possuem uma expectativa de vida mais longeva.

Mas afinal, como calcular a idade do seu cachorro? O estudo orienta que se não levarmos em consideração os fatores mencionados, o cálculo correto da idade deve ser feito da seguinte forma:

  • o primeiro ano equivale a 24 anos humanos, enquanto os demais anos variam entre 4 e 5 anos humanos por ano canino.

Como saber se seu cachorro está envelhecendo

Veterinários podem calcular a idade do cachorro com base em um exame físico completo ou testes que observem ossos, articulações, músculos e órgãos internos.

Alguns dos sinais mais comuns de envelhecimento nos cachorros são:

  • Novos caroços;
  • Pelo grisalho;
  • Pele solta;
  • Mudanças de peso;
  • Pernas rígidas;
  • Mau hálito;
  • Problemas para caminhar;
  • Dificuldade para urinar ou defecar;
  • Medo de pessoas ou objetos que antes reconheciam;
  • Mudanças no sono (inquietação ou ritmo acelerado à noite);
  • Mais latidos que o normal;
  • Esquecimento de truques e comandos.

Como fazer o cachorro viver mais?

Não existe uma fórmula pronta, mas alguns hábitos podem ajudar seu cachorro a viver uma vida mais longa e saudável.

Use uma ração de boa qualidade que contenha proteína, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

Converse com o veterinário sobre qual é o peso normal e quanto exercício ele deve fazer. Em geral, raças com muita energia precisam de mais exercícios do que com menos energia.

Mantenha as vacinas em dia. Entre as mais importantes aparecem a V8 ou a V10 e a antirrábica. A V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose. A V10 protege contra todas estas doenças e cepas de leptospirose.

Esteja ciente dos sintomas de doenças relacionadas à raça de cachorro. Cães da raça Pugs, por exemplo, costumam ter problemas respiratórios. Pergunte ao seu veterinário quais sinais procurar em sua raça específica.

Leve seu cachorro com frequência ao veterinário. Ele precisa fazer check-ups e exames de sangue regularmente. Isso pode variar com base na idade e nas necessidades individuais.

Mantenha o cão longe de toxinas e outras coisas prejudiciais. Isso inclui coisas comestíveis e não comestíveis, como álcool, cafeína, chocolate, anticoagulante, folhas de amaciante de tecidos, inseticidas e pesticidas.

Quanto mais cuidados, maior a expectativa de vida para o amigo canino e uma melhor qualidade de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.