Gastador por natureza e boa autoestima: pesquisa mostra o perfil do típico morador de Blumenau

Blumenau, conhecida pela cultura e tradição, também se destaca pela personalidade marcante do típico morador que vive no município. Foi o que mostrou a mais recente pesquisa do projeto de extensão Focus da Furb (Universidade Regional de Blumenau), que desvendou como os blumenauenses veem a si mesmos.

Sede da Prefeitura de Blumenau  – Foto: Reprodução/ND

A pesquisa de autoimagem entre os blumenauenses foi feita entre abril e maio deste ano através de um formulário, criado em sala de aula e divulgado pelos alunos participantes.

O processo de coleta e validação de respostas coletou cerca de 1.600 respostas, representando a população local, levando em consideração idade e gênero para garantir a fidelidade dos dados obtidos.

Ao final, a expectativa é de que a pesquisa sirva como base para decisões, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e também para outros projetos acadêmicos.

O perfil do típico morador de Blumenau

Entre os resultados, o projeto mostrou uma satisfação geral com o ambiente e com a qualidade de vida no município, além de outros fatores que representam o sentimento do morador de Blumenau.

Além disso, os entrevistados foram questionados sobre como classificariam o típico blumenauense. Por exemplo, cerca de 47,7% afirmou que acha o morador do município trabalhador, que cuida da própria saúde (48%), gastador (35%) e que tem uma boa autoestima (52,2%).

Segundo os entrevistados, o blumenauense também pode ser considerado individualista (40,5%), machista (30,8%), e que valoriza os aspectos da própria cidade, com 44% da opinião do público participante.

Na pergunta que questionava se o povo blumenauense seria fiel em suas relações amorosas, 40,3% dos entrevistados apontou que não concorda e nem discorda.

Além disso, os moradores se enxergam como trabalhadores (92,2%) uma característica levantada como típica do blumenauense. A pesquisa mostrou uma tendência ao individualismo (64,2%), e ao bairrismo (72,8%), com um foco particular nos aspectos da região e cidade.

Um total de 46,5% avalia que o morador local é preconceituoso em relação a pessoas de outras origens (xenofobia).

Ainda de acordo com o levantamento, o morador de Blumenau valoriza a segurança e a religião, enquanto se mantêm críticos em relação a certas políticas sociais.  A segurança pública, por exemplo, é tratada como uma questão-chave para os moradores (92,7%).

O trabalho e a contribuição para a economia local são vistos como fundamentais, refletindo em uma comunidade que se orgulha de sua cidade e busca melhorar suas condições de vida.

Parque Vila Germânica de Blumenau - Rota da Gastronomia Alemã/Divulgação

1
4

Parque Vila Germânica de Blumenau – Rota da Gastronomia Alemã/Divulgação

Apresentações de bandas e cantores famosos agitam Blumenau na Oktoberfest  - Divulgação/Daniel Zimmermann/Parque Vila Germânica/ND

2
4

Apresentações de bandas e cantores famosos agitam Blumenau na Oktoberfest – Divulgação/Daniel Zimmermann/Parque Vila Germânica/ND

German Village Park (Parque Vila Germânica) site of Blumenau Oktoberfest - Blumenau, Santa Catarina, Brazil - Getty Images/iStockphoto/ND

3
4

German Village Park (Parque Vila Germânica) site of Blumenau Oktoberfest – Blumenau, Santa Catarina, Brazil – Getty Images/iStockphoto/ND

Parque Vila Germânica reúne grande público para curtir a Oktoberfest Blumenau  - Eraldo Schnaider/PMB/Divulgação

4
4

Parque Vila Germânica reúne grande público para curtir a Oktoberfest Blumenau – Eraldo Schnaider/PMB/Divulgação

O mesmo foi demostrado com a importância do turismo para a economia local (90%), destacando os benefícios econômicos trazidos pelos visitantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.