CPUs Raptor Lake acima de 65w “podem ser” afetados por problemas, afirma Intel

Está difícil ter um posicionamento mais concreto da Intel em relação aos problemas com os CPUs Raptor Lake. Em resposta às indagações do The Verge, a empresa afirma que qualquer CPU de 13ª/14ª geração acima de 65w estão suscetíveis aos problemas e afirma que não fará um recall nem pausará as vendas desses produtos.

Baseado nos inúmeros relatos até agora, acreditava-se que somente CPUs topo de linha da série Core i9 fossem os afetados. Porém agora a Intel afirma que CPUs Raptor Lake (e Refresh) acima de 65w, seja das séries K, KF, KS e não K “podem ser afetados pelos problemas de alta tensão“.

A Intel diz ainda que isso “não significa que todos os processadores listados são (ou serão) impactados” pelas instabilidades conhecidas. A companhia reforça que qualquer usuário com um CPU que apresentem os “sintomas de instabilidade“, devem entrar em contato com a assistência da empresa, mesmo aqueles que tiveram o RMA negado anteriormente.

Intel Core Raptor Lake

Intel não fará recall dos CPUs Raptor Lake

Nesse tipo de situação, que é grave, um recall é a opção que as empresas costumam escolher, mas não para a Intel. Questionado sobre se a companhia fará um recall, um enfático “não” foi a resposta. Outro “não” foi a resposta em relação a uma paralização nas vendas ou recall com os lojistas.

A atualização de microcode está prevista para o meio de agosto, mas até lá, a dona dos CPUs Raptor Lake diz para os usuário usarem as configurações padrões de fábrica, além de atualizarem a BIOS de suas placas-mãe.

Esse patch será uma “solução preventiva efetiva para os processadores já em serviço“, e eles continuarão trabalhando para chegar na resolução completa do problema.

A Intel está investigando opções para facilmente identificar os processadores afetados ou em risco nos sistemas dos usuários.

Intel

Intel Raptor Lake
Foto: Divulgação/Intel

É possível que o patch entregue alguma melhora na instabilidade para os processadores atualmente impactados“, adiciona.

Garantia não deve ser estendida

A Intel não respondeu as questões do The Verge sobre ampliação da garantia dos processadores Raptor Lake de 13ª/14ª geração e nem qual prova os usuários devem enviar para a empresa quando recorrerem ao RMA.

Em relação aos processadores que ainda não foram para as lojas, esses chegarão já com o patch de microcode aplicado para evitar problemas. Outras respostas da Intel, em relação a garantia de que SKUs mobile não foram afetados e se a empresa divulgará os lotes com problemas de oxidação, foram genéricas sem algo concreto.

Por último, o The Verge linka esse vídeo que a Intel tem recomendado para usuários do Reddit, como uma forma de verificação para encontrar possíveis problemas com os processadores Raptor Lake.

Fonte: The Verge

Adicionar aos favoritos o Link permanente.