Ligações irregulares de água da chuva ao esgoto são vistoriadas pela Corsan em Gramado

Corsan vistoria em Gramado possíveis ligações irregulares de água pluvial (da chuva) ao esgoto doméstico. A primeira ação de vistoria ocorreu no bairro Dutra, que também verificou descarte incorreto de resíduos para fora da rede.

A medida quer evitar danos ao sistema e problemas futuros, como retorno do esgoto para as casas e mau cheiro, além da poluição que causa ao meio ambiente, devido ao tratamento incorreto. A atividade deve seguir para outras localidades do município que já possuem rede de esgotamento sanitário.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Dutra



Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Dutra

Foto: Letícia de Lima/GES-ESPECIAL

A análise é realizada nas tubulações de esgoto cloacal com o método de fumaça não tóxica (fumacê), aplicada na entrada dos poços que dão acesso às canalizações e caixas de inspeção da rede. A fumaça aponta os locais onde existem conexões irregulares de água da chuva à rede de esgoto doméstico.

O proprietário do imóvel em que é constatado problema é orientado a fazer a readequação correta e deverá efetuar pagamento de multa, conforme prevê legislação. 

NATAL LUZ: Grande Desfile de Natal terá novas audições neste final de semana veja como participar

Danos por irregularidades

As redes de esgoto devem receber apenas os dejetos domésticos. Misturar a elas o escoamento da água de chuvas causa sobrecarga e problemas, como mau cheiro, retorno do esgoto para os imóveis, rompimentos e prejuízos ao meio ambiente.

Além da conexão direta de água de chuvas ao sistema de esgoto doméstico, outros maus hábitos, como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgotamento sanitário, potencializam os danos.

Confira as dicas de como utilizar a ligação corretamente

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens, entre outras) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto;
– Limpe periodicamente as caixas de gordura;
– Mantenha as caixas de inspeção tampadas, mas acessíveis;
– Não descarte o óleo de cozinha em pia, vaso sanitário ou tanque de lavar roupas. Quando vai para o esgoto, o óleo se acumula nos encanamentos, forma camadas espessas de gordura e entope as tubulações. Junte o resto de óleo em garrafas pet e entregue em locais de doação para reciclagem;
– Nunca conecte a rede pluvial (que recebe água de chuva) à rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências;
– Se o esgoto doméstico vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele é lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando a poluição desses mananciais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.